As vitórias do Grêmio por 3×0 sobre o Barcelona, do Equador, no jogo de ida da semifinal da Libertadores, e do Flamengo por 1×0 sobre o Fluminense, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, aumentaram as chances do Atlético voltar à Libertadores no ano que vem. Isto porque os dois times brasileiros abriram um precedente para que o atual G7 do Campeonato Brasileiro vire G9.
- Com ‘equipe da Disney’, Atlético estuda mudanças no símbolo
- Ex-médico do Furacão se aventura na China, mas sem esquecer time do coração
O aumento de vagas no torneio continental através do Brasileirão ainda está distante. Para que isso acontece, o tricolor gaúcho precisa ser campeão da Libertadores – se confirmar a vaga na final, irá enfrentar River Plate ou Lanús, ambos da Argentina -, e o rubro-negro carioca, caso passe pelo rival, ainda teria a semifinal e a decisão pela frente.
De qualquer maneira, as chances de mais vagas é real. No momento, o Furacão é o nono colocado, com 41 pontos, mesma pontuação do Atlético-MG, mas fica à frente pelo número de gols marcados (37 a 36). Ou seja, o Rubro-Negro fecharia o hipotético G9.
Porém, se de fato estas duas vagas a mais se confirmarem, o Atlético teria que, ainda assim, ter um desempenho um pouco melho do que tem na competição até aqui. No ano passado, por exemplo, o Grêmio terminou o Brasileirão em nono lugar com 53 pontos. Para chegar a esta pontuação, o Furacão teria que somar mais 12 pontos nas últimas oito rodadas, ou seja, ter 50% de aproveitamento. Atualmente, o time atleticano tem 45,6% dos pontos disputados.
Ainda assim, facilitaria bastante o caminho do Rubro-Negro para voltar ao torneio continental. A projeção para terminar no G7, atualmente, é de 60 a 62 pontos. Para isto, o Atlético teria que ganhar pelo menos seis das próximas oito partidas.
Outro ponto relevante é que uma possível nona vaga só seria confirmada após o término do Campeonato Brasileiro. Isto porque o torneio nacional termina no dia 3 de dezembro e a decisão da Sul-Americana só acontece no dia 13 do mesmo mês. Já a Libertadores terá sua final disputada no dia 29 de novembro, quatro dias antes da última rodada do Brasileirão, o que já deixa os times sabendo se a oitava vaga seria aberta pelo Grêmio e se a Sul-Americana traria uma nova vaga.
Confira a classificação completa do Brasileirão
Com o time gaúcho a um passo da final, pelo menos até a penúltima rodada a chance de pelo menos o oitavo lugar poder sonhar com Libertadores é grande. Já pelo segundo torneio continental, a dependência é exclusivamente com o Flamengo, apesar de o Fluminense e o Sport também estarem na briga. Só que o clube carioca atualmente está no G7, enquanto os outros dois ainda precisam se afastar da zona de rebaixamento.
Desta forma, além do Atlético, Vasco e Atlético-MG também passam a olhar para as oitava e nona posições como uma esperança de conseguir um algo mais na temporada. Embora não sejam confirmadas, estes dois lugares passam a ser importantes, assim como a torcida destas equipes para Grêmio e Flamengo.