O Atlético inicia nesta quinta (17), às 21h30, diante do Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas, no interior do Rio Grande do Sul, a sua caminhada na edição de 2016 da Copa do Brasil. Será também o começo da semana importante que o Furacão terá pela frente, já que no domingo, na Arena da Baixada, o time atleticano disputa o primeiro clássico Atletiba da temporada e, no meio da semana que vem, encara o Flamengo, no jogo único da semifinal da Primeira Liga, em Juiz de Fora.
Além de tentar largar em vantagem na competição nacional e, quem sabe, eliminar a partida de volta, o time atleticano vai buscar se adaptar ao trabalho do técnico Paulo Autuori. O novo comandante do Furacão, que estreou no último final de semana, está tendo que ajustar a equipe mais na base da conversa do que na prática. Mesmo assim, Autuori elogiou a capacidade do grupo de assimilar seus conceitos de jogo.
“A equipe deu sinais importantes para aquilo que a gente quer. Acho até que o grupo tem surpreendido positivamente na sua capacidade de assimilar alguns conceitos. Já tem uma base, vou sempre frisar isso, o trabalho do Cristóvão. Então, a gente vai acrescentando algumas coisas. Isso que nós tentamos acrescentar eles deram uma resposta muito positiva. Isso é o principal. Em relação a jogo, a clássico, a pressão, jogos decisivos, isso tudo é vulgaridade do futebol brasileiro. Nem dá para pensar nisso”, apontou o comandante rubro-negro.
Para enfrentar o time xavante, o time atleticano vai disposto a vencer o Brasil de Pelotas por dois gols de diferença e eliminar a partida de volta. “A classificação será importante. Como nossa equipe tem qualidade, tem jogadores de frente que sabem fazer gols, a gente espera fazer uma boa partida e já conseguir a classificação”, apontou o lateral-esquerdo Pará.
Escalação
Neste compromisso, o time atleticano deve ter algumas mudanças com relação a vitória sobre o PSTC. Na zaga, Vilches deve retomar a titularidade no lugar de Thiago Heleno e formar dupla novamente com Paulo André. No meio-campo, duas mudanças devem ser promovidas pelo técnico Paulo Autuori. O volante Deivid deve retornar ao time e formar o setor de contenção ao lado de Otávio. Na criação, Vinicius, recuperado de lesão, também deve voltar ao time titular.
O ataque também deverá estar reforçado. O atacante Walter, poupado diante do PSTC, deve voltar à equipe no lugar de André Lima. Pablo e Nikão devem completar o trio ofensivo rubro-negro para a largada da Copa do Brasil. O camisa 18, inclusive, entrará em campo com moral. Isso porque o técnico Paulo Autuori cravou que o centroavante é o melhor da sua posição no futebol brasileiro. “É um jogador muito inteligente, tecnicamente é muito forte, o melhor que nós temos no Brasil hoje nesta função que exerce, na posição que joga. Vamos tirar proveito dele, é uma satisfação tê-lo no grupo”, finalizou Autuori.
Ficha técnica
COPA DO BRASIL
1ª Fase – Jogo de ida
Brasil-RS x Atlético
Brasil: Eduardo Martini, Wender, Cirilo, Fernando Cardozo, Brock, Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira, Felipe Garcia, Marcos Paraná (Márcio Hahn) e Ramon. Técnico: Rogério Zimmermann
Atlético: Weverton; Eduardo, Vilches, Paulo André e Pará; Deivid, Otávio e Vinicius; Nikão, Pablo e Walter. Técnico: Paulo Autuori
Local: Bento Freitas (Pelotas-RS). Horário: 21h30. Arbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF). Assistentes: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)