Nesta sexta-feira (10) teve início a Eurocopa, uma espécie de Copa do Mundo sem Brasil e Argentina, como muitos dizem. O que não significa que não haverá brasileiros disputando o torneio. No total, seis jogadores ‘locais’ estarão presentes. Entre eles está o goleiro Guilherme Marinato, revelado pelo Atlético, onde foi titular em 2007, e que defenderá a Rússia.
No Lokomotiv Moscou desde 2007, ele obteve cidania russa em 2015 e este ano foi convocado pela primeira vez para a seleção local em março. Porém, em pouco tempo agradou o técnico Leonid Slutsky e será o goleiro reserva da Rússia. O titular é Akinfeev, do CSKA.
Curiosamente, Guilherme será o segundo jogador revelado no Furacão a disputar uma Eurocopa. Na edição de 2000, o atacante Paulo Rink, então no Bayer Leverkusen, defendeu a Alemanha.
Curitibano na Euro
Thiago Cionek, o curitibano na seleção polonesa. Foto: Divulgação |
Além de Guilherme, que embora seja mineiro começou a carreira no futebol em Curitiba, outro paranaense disputará a Eurocopa. Trata-se do zagueiro Thiago Cionek, de 30 anos, convocado pela Polônia.
Com seis atuações pela seleção polonesa, ele será reserva da equipe que tem como astro o atacante Lewandowski, do Bayern de Munique. Apesar de ser paranaense, o defensor nunca jogou por aqui e iniciou a carreira no Cuiabá, em 2005. Depois, jogou no CRB e passou por Portugal, Polônia e Itália. Atualmente, joga no Palermo.
Outros brasileiros
Os outros brasileiros que estarão nesta edição da Eurocopa são o zagueiro Pepe (Portugal), os volantes Thiago Motta (Itália) e Thiago Alcântara (Espanha) e o atacante Éder (Itália).