Próximo de conquistar uma vaga na Libertadores da América do ano que vem, o Atlético chega ao final da temporada de 2016, além de ter conseguido bons resultados em campo, mas também com outra marca significativa. Depois de 17 anos, o Furacão terminará o Campeonato Brasileiro com o mesmo técnico que iniciou a competição nacional. A última vez que isso aconteceu no clube foi em 1999 quando Vadão, na época, finalizou seu trabalho vencendo a seletiva da Libertadores e colocou o Rubro-Negro pela primeira vez no principal torneio de clubes do continente.

continua após a publicidade

No decorrer do Campeonato Paranaense, Paulo Autuori chegou ao Atlético para substituir Cristóvão Borges, que não fazia uma boa campanha no início da temporada. Com um elenco já definido, o treinador, com sua forma de trabalhar e implantando sua metodologia, conduziu o Furacão à conquista do Estadual depois de sete anos e ainda ao vice-campeonato da Primeira Liga.

Rapidamente, Autuori conquistou a confiança do elenco atleticano que, sobretudo, conseguiu assimilar da melhor maneira possível o trabalho passado pelo treinador. O zagueiro Paulo André, um dos mais experientes do atual elenco do Furacão, elogiou o trabalho do comandante, mesmo diante das dificuldades encontradas, principalmente com as saídas de jogadores importantes, casos do meia Vinicius e do atacante Walter, no decorrer do ano.

“Isso representa muito. São 17 anos sem que isso pudesse acontecer. São diversos motivos, normalmente com uma campanha oscilando durante o ano e o treinador acaba pagando o pato. O Paulo (Autuori) fez um trabalho brilhante. Se você pensar, ele não trouxe ninguém, perdeu jogadores e praticamente não pediu nenhuma contratação. Ele trabalhou com o material humano que ele tinha em mãos”, lembrou Paulo André.

continua após a publicidade

O experiente defensor rubro-negro acredita que o sistema adotado pelo técnico Paulo Autuori, sobretudo pelo equilíbrio que ele conseguiu dar ao time rubro-negro e que transformou o Furacão em uma das melhores defesas do Brasileirão, é um dos melhores da competição nacional. Paulo André elogiou também a manutenção do comandante para a temporada de 2017 quando, provavelmente, o Atlético jogará novamente a Libertadores da América.

“Ele conseguiu colaborar muito na conquista do Estadual e traz a equipe para a última rodada na quinta colocação. O trabalho foi extremamente feito. Acredito que o nosso sistema se não é o melhor, está entre os melhores do campeonato. É o time mais organizado, que defende com os onze e entende muito bem os conceitos e princípios. Isso é fruto do trabalho do treinador, do nosso comandante. A diretoria, percebendo isso, o mantém e com mais autonomia e força para 2017”, reforçou o zagueiro atleticano.

continua após a publicidade

Além da boa campanha realizada no Brasileirão, em que pese o rendimento abaixo da média nas partidas fora de casa, Paulo Autuori acumula bons números a frente do time atleticano. Desde a sua chegada ao clube, em maio, o comandante rubro-negro fez 56 jogos e conquistou 26 vitórias, 10 empates e 20 derrotas, totalizando aproveitamento de 52%.