No momento em que estiver em campo diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte, tentando fugir da lanterna do Campeonato Brasileiro, o Atlético estará em outro “jogo”. A partir das 21h desta quarta-feira (14), na sede da Conmebol, em Luque, região metropolitana de Assunção, acontece o sorteio das chaves das oitavas de final da Copa Libertadores. Enfim o Furacão saberá quem irá enfrentar – se será um time brasileiro ou um argentino.
LEIA MAIS: Atlético enfrenta Galo pregando erro zero pra vencer a primeira no Brasileirão!
Os dezesseis times classificados estarão em dois potes – obviamente, o grupo dos campeões de chave e o grupo dos vice-campeões. Cada time recebeu um número, que indica a campanha. Quem tem número menor teve campanha melhor na primeira fase. Assim, a lista é formada da seguinte forma:
POTE 1
Campeões de chave
1. Atlético-MG
2. Lanús
3. Grêmio
4. River Plate
5. Palmeiras
6. Santos
7. Botafogo
8. San Lorenzo
POTE 2
Segundos de chave
9. Godoy Cruz
10. Guaraní
11. Emelec
12. Barcelona
13. Atlético
14. The Strongest
15. J. Wilstermann
16. Nacional
O primeiro pote a ser sorteado é o 2. Dali sairão os mandantes dos jogos de ida, marcados para a primeira semana de julho (jogos na terça 4, quarta 5 e quinta 6). Depois serão sorteados os times do pote 1, os mandantes do jogo da volta, que acontecem na segunda semana de agosto (terça 8, quarta 9 e quinta 10).
Veja a classificação do Campeonato Brasileiro!
Ao contrário de anos anteriores, em que havia um sorteio dirigido para que times do mesmo país já se enfrentassem, agora está tudo aberto. Inclusive se cair a bolinha do San Lorenzo, que disputou o grupo 4 com o Atlético, o reencontro dos times irá acontecer normalmente. E os números colocados nos times valem até o final da Libertadores. Portanto, se passar pelas oitavas, nas fases seguintes o Furacão só definirá na Arena contra The Strongest, Jorge Wilstermann e Nacional.
Mas para a próxima fase, portanto, ficam os três “hermanos” – Lanús, River e San Lorenzo – ou os cinco brasileiros. Destes, neste ano o Atlético já enfrentou Santos e Grêmio, sendo derrotado pelos dois times, e estará enfrentando o Galo no momento do sorteio.
Mando
Além da definição do adversário, o Atlético segue negociando com a Conmebol a possibilidade de mandar o jogo de ida em outra data – para evitar de sair da Arena da Baixada na partida, pois o estádio estará sendo palco da fase final da Liga Mundial de Vôlei entre 4 e 8 de julho. Caso não consiga, a tendência é que a partida seja marcada para o estádio Couto Pereira. Para mudar de data, o melhor seria que o adversário fosse um time argentino, pois uma equipe brasileira poderia atravessar o acordo.