O Atlético voltou a fracassar fora de casa pelo Campeonato Brasileiro. Em uma das suas piores apresentações na competição nacional, o Furacão, com muitas dificuldades no seu setor ofensivo, perdeu para o Figueirense por 1×0, na tarde desta quarta-feira (7), no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, permaneceu com 33 pontos, na 9ª colocação e jogou fora a chance de se reaproximar do G4 do Brasileirão. O time atleticano vai tentar recuperação no próximo domingo (11), diante do Internacional, às 16h, na Arena da Baixada.
Veja como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!
O Figueirense aproveitou o início sonolento do Atlético e conseguiu abrir o placar logo aos 3 minutos de partida. Depois da saída errada de bola do goleiro Santos, Lins recuperou e, de fora da área, bateu no canto e marcou o primeiro dos catarinenses. O time atleticano sentiu o gol tomado e, logo depois, o atacante Rafael Moura chegou a marcar o segundo gol, mas o centroavante estava impedido.
Aos poucos, o Atlético passou a tocar mais a bola no meio de campo e seu setor de criação passou a funcionar um pouco mais. O empate quase veio aos 20 minutos. Depois da cobrança de escanteio de Nicolas, Marcão subiu mais que a defesa do time catarinense, cabeceou e Gatito fez grande defesa.
Mesmo apagado e sem reação, o Furacão tinha em Lucas Fernandes a sua principal arma para tentar empatar a partida. E foi o meia-atacante, aos 35 minutos, quem quase marcou, mas o chute de fora da área passou a direita de Gatito. Mas quem terminou em alta a primeira etapa foi o Figueirense. Depois do cruzamento na área, Paulo André afastou mal, mas Rafael Moura não aproveitou.
Em desvantagem, o Atlético voltou com Marcos Guilherme do intervalo e precisou sair mais para o jogo em busca do empate. Assim, com destaque para o meia Dodô, o Figueirense passou a explorar mais espaços deixados pelo time atleticano. Aos 4 minutos, o camisa 7 do time catarinense fez boa jogada, invadiu a área, mas desperdiçou boa chance de ampliar a vantagem.
O time atleticano, um pouco mais solto, mas sem força de criação, quase empatou aos 15 minutos, mas Gatito defendeu a tentativa de Rafael Galhardo. Três minutos depois, no melhor momento do Furacão na partida, Marcos Guilherme recebeu lançamento, perdeu o lance, mas Hernani desperdiçou o rebote.
Apesar das tentativas de mudar a postura ofensiva com as entradas de Juninho e Luciano Cabral, o Atlético provou porque tem um dos piores ataques do Brasileirão. Assim, quem quase marcou foi o Figueirense. Aos 20, Dodô fez outra boa jogada, Maurides chutou colocado e Santos defendeu.
Na reta final da partida, o Figueirense sentiu bastante o cansaço, recuou demais e passou a atrair o Atlético para o seu campo. O Furacão, porém, não teve capacidade de criação necessária para furar a defesa do time catarinense e amargou mais uma derrota fora de casa no Brasileirão.
Ficha técnica
SÉRIE A
2º Turno – 23ª Rodada
Figueirense 1×0 Atlético
Figueirense
Gatito; Ayrton, Nirley, Werley e Marquinhos Pedroso; Jackson Caucaia (Renato), Jefferson, Ferrugem e Dodô; Lins (Ermel) e Rafael Moura (Maurides).
Técnico: Tuca Guimarães
Atlético
Santos; Rafael Galhardo, Paulo André, Marcão e Nicolas; Otávio, Hernani, Pablo (Juninho), Luan (Marcos Guilherme) e Lucas Fernandes (Luciano Cabral); André Lima.
Técnico: Paulo Autuori
Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis-SC)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa (PB) e Tomaz Diniz de Aráujo (PB)
Gols: Lins, 3 do 1º
Cartões amarelos: Paulo André, Luan (CAP); Ferrugem (FIG)
Público pagante: 5.744
Público total: 6.126
Renda: R$ 84.840,00