Na briga por uma vaga no G6, o Atlético vive uma situação semelhante à de 2016, quando terminou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação e garantiu uma vaga na Libertadores. Porém, desta vez o caminho percorrido vem sendo bem diferente.
- Atlético e Flamengo se reencontram bem diferentes
- Em boa fase, Guilherme reencontrará adversário contra qual sofreu lesão
Se no ano passado o Furacão foi o melhor mandante do Brasileirão, com 15 vitórias, três empates e uma derrota, mas com uma campanha bem irregular fora, agora a situação é bem diferente. Diante da torcida, o Rubro-Negro, apesar da recuperação recente, com goleadas sobre Avaí (5×0) e Bahia (4×1), soma quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas, sendo apenas o 16º melhor mandante do torneio. Por outro lado, longe dos seus domínios é que o time atleticano vem mostrando sua força.
O Atlético tem nada menos que 48% de aproveitamento como visitante, o quarto melhor desempenho do Brasileirão, atrás apenas do líder Corinthians (85%), Grêmio (60%) e Atlético-MG (50%). Em 11 jogos, foram quatro vitórias, quatro empates e três resultados. Os números podem ser ainda melhores se for considerado apenas a pontuação. Neste caso, o Furacão é o terceiro, com 16 pontos, um a mais que o Galo, que tem um jogo a menos.
Um desempenho que foi melhorando após a chegada do técnico Fabiano Soares. Com o novo treinador no comando, foram quatro partidas fora, com duas vitórias (1×0 sobre Vasco e Palmeiras) e dois empates (2×2 com o Corinthians, com o auxiliar-técnico Kelly no banco, e 0x0 com o Grêmio). Porém, ainda com Eduardo Baptista a campanha já era boa. Tanto que o time vem de uma invencibilidade de cinco partidas sem perder longe da Baixada. Antes da troca do comando técnico, o Rubro-Negro empatou em 1×1 com a Chapecoense. Jogo, inclusive, que foi a despedida de Baptista.
Para se ter uma ideia, como comparativo, nestes últimos cinco jogos fora de Curitiba, o Atlético somou nove pontos, exatamente a mesma pontuação conquistada nas 19 rodadas como visitante em todo o Brasileirão do ano passado, quando o time teve duas vitórias, três empates e 14 derrotas, um total de apenas 15,7% de aproveitamento, um terço do que conseguiu em praticamente a metade dos jogos em 2017.
Confira a tabela completa do Brasileirão!
Além disso, antes dessa sequência invicta, foram outros três jogos, com duas vitórias (1×0 sobre Atlético-MG e Atlético-GO) e uma derrota (1×0 para o Sport). Ou seja, nas últimas oito partidas como visitante, o Furacão somou quatro vitórias, três empates e uma única derrota, totalizando 15 pontos.
Um desempenho que empolga para o compromisso diante do Flamengo, domingo (27), às 16h, na Ilha do Urubu. O clube carioca, aliás, é apenas o sétimo melhor em casa. Diante de resultados importantes, contra Corinthians, Grêmio e Palmeiras, que ocupam o G6 dos mandantes, o Rubro-Negro vai motivado para superar o Flamengo em campo, na tabela e voltar ao G6 da competição.