O Atlético jogou fora, na noite desta terça-feira (7), ao empatar em 2×2 diante da Universidad Católica, na Arena da Baixada, uma grande chance de conquistar seus primeiros três pontos na fase de grupos da Copa Libertadores da América. Quando o Furacão fez o segundo gol com Nikão e abriu 2×0 aos 30 minutos do segundo tempo, o técnico Paulo Autuori foi protagonista de uma cena inusitada. O comandante atleticano gritou “aqui não” ao comemorar o gol rubro-negro.
Autuori explicou porque extravasou na comemoração do gol anotado pelo meia. Segundo o treinador, a Universidad Católica abusou das faltas durante a partida, mas não foi punida pela arbitragem de forma correta. No fim, o Atlético acabou tomando o empate e iniciou de forma ruim a fase de grupos da Libertadores.
“Aqui não porque a quantidade de faltas que eles fizeram, repetitivamente, deveria ser punida de maneira diferente. Isso porque o árbitro estava me pressionando bastante, junto com o quarto árbitro e o fiscal de linha. Tem que agir com mais rigor. Eles foram repetitivos nos números de faltas. Perdemos o Carlos Alberto numa falta absurda. O árbitro puniu com amarelo, mas mesmo com esse mesmo jogador e outros, ele foi muito complacente”, explicou o treinador.
Autuori admitiu que, naquele momento, a partida estava ganha. Mas o Atlético recuou demais. O zagueiro Wanderson entrou na vaga de Otávio para fortalecer o sistema de marcação nas bolas aéreas, mas não teve o resultado esperado. O time chileno então, conseguiu, em duas bolas alçadas na área, o empate em 2×2 e o resultado desagradou o treinador rubro-negro.
“O jogo estava ganho. Nos dois últimos jogos, erramos no fim. Cometemos um ou outro erro. Perdemos a capacidade de reação. Botamos por água abaixo tudo o que tínhamos construído. Quando perde assim, eu falo com os jogadores para avaliar. Vamos pensar já no próximo jogo. Não há nada a fazer em relação a isso, já foi. Tivemos um início muito bom, mas erramos como erramos no final do jogo do Capiatá. Principalmente depois da entrada do Wanderson, não tinha a menor chance de sofrermos o gol. É minha responsabilidade”, admitiu o comandante atleticano.
Com o resultado, o Atlético somou seu primeiro ponto no grupo 4 da Libertadores da América. A primeira rodada da chave tem sequência nesta quarta-feira (8), quando Flamengo e San Lorenzo da Argentina se enfrentam no Maracanã. O Furacão terá que buscar sua primeira vitória na competição internacional fora de casa. Serão duas partidas seguidas longe de Curitiba diante do San Lorenzo, próxima quarta (15), na Argentina, e contra o Flamengo, no Maracanã, em abril, fechando o turno.