Dupla Atletiba escanteada

Criticado, Petraglia é vetado por clubes de fazer parte de associação

O presidente do conselho deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, não anda com a moral boa com os demais dirigentes do futebol brasileiro. Segundo a Folha de São Paulo, o mandatário atleticano foi vetado de participar de uma associação de clubes, que no momento é formada por Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco.

A alegação dada para o veto a Petraglia é que não querem fazer política dentro da associação e o dirigente faz oposição à CBF e também teve problemas nos bastidores da Primeira Liga. Procurado pela reportagem da Folha, Petraglia admitiu que não conseguiu a permissão para fazer parte do grupo e “não saber os critérios escolhidos para a formação da nova associação”, mas que vai tentar ainda fazer parte.

O objetivo desta associação é melhorar o retorno financeiro na participação de torneios até mudança de regras, passando também pela busca de mais poder político na organização sul-americana. Tanto que, primeiramente, os brasileiros iriam se unir com os times estrangeiros, mas optaram por dar continuidade em âmbito nacional, embora o primeiro passo seja na Conmebol.

Os dirigentes frequentemente se falam através de um grupo no Whatsapp e nesta quarta-feira (8) irão se reunir na sede do Grêmio. “Nesta reunião vamos definir um estatuto, ver exatamente como a associação vai funcionar. É um momento de muita união desses clubes. Não queremos fazer campeonato, só queremos atuar em lutas que temos em comum. Neste primeiro momento, o foco maior é a parte da Libertadores. Mas há outros assuntos que vamos lutar”, afirmou Lásaro Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG.

Coritiba

A diretoria do Coritiba decidiu não se pronunciar diretamente sobre a união dos doze clubes. A assessoria alviverde informou que o Coxa não foi procurado e nem “se ofereceu” para fazer parte do grupo. Em 1987, quando o Clube dos 13 foi criado, o Cori foi um dos clubes convidados para disputar o primeiro torneio organizado pelos clubes, a Copa União – que depois foi encampada pela CBF.