O Campeonato Brasileiro não dá refresco. Após conseguir retomar a confiança com uma goleada na Copa do Brasil, o Atlético entra em campo neste domingo (22), às 11h, na Arena da Baixada, para buscar a reabilitação depois de um início trágico, sofrendo 4×0 do Palmeiras. Só que o adversário é dos mais difíceis – o Atlético-MG, recém-eliminado na Libertadores, mas (agora podendo se dedicar ao Brasileirão) um dos candidatos ao título nacional.

continua após a publicidade

Tanta é a dificuldade do jogo que o técnico Paulo Autuori não acha que há vantagem em encarar um rival na ressaca da perda para o São Paulo, com técnico interino (Carlinhos Neves, que esquenta o lugar para Marcelo Oliveira) e sem os três principais jogadores da equipe – o zagueiro e capitão Leonardo Silva, Robinho e o argentino Lucas Pratto. “Todos sabem do valor do grupo de jogadores do Atlético Mineiro. É uma grande equipe, tem bons jogadores e farão a nossa vida muito difícil. Para ganhar o jogo, teremos que trabalhar bem””, comentou o treinador.

E ele acredita que o torcedor (e há a expectativa de bom público na Baixada) vai ver um time mais atento. Para Autuori, o “choque de realidade” da estreia do Brasileiro fez o grupo recuperar o foco. “Depois do título estadual, você tinha que fazer uma viagem ao Mato Grosso, e o grupo ficou um pouco disperso. Acho que isso influenciou na nossa concentração para o jogo do Palmeiras”, avaliou o técnico rubro-negro.

Para encarar mais esse desafio, Paulo Autuori terá um time diferente da vitória sobre o Dom Bosco. Léo está suspenso, e por isso Eduardo volta ao time. “O que eu tenho que estar é preparado para ajudar a equipe, sempre pensando no coletivo, independente se for jogar ou não”, disse o lateral.

continua após a publicidade

Na zaga, Paulo André, com dores no joelho, nem foi relacionado. Assim, Vilches segue no time. Sem Jadson, definitivamente descartado, Hernani é o novo titular no meio, que terá mudanças. Vinícius, que não se recuperou de uma lombalgia, conitnua fora, sendo substituído ppor Pablo. Mas Nikão saiu lesionado da partida da quarta-feira (19) e por isso a tendência é que Marcos Guilherme jogue, sendo o homem de ligação mais próximo de Walter, que volta ao time na vaga de André Lima.

Com quem jogar, Paulo Autuori quer um Furacão agressivo, e lembrando de um exemplo nada agradável para o rival Galo. “Vamos enfrentar um dos considerados favoritos ao título, como também era para a Libertadores. O São Paulo já era dado como morto”, recordou. “Temos que ter uma atitude competitiva forte, e é isso que nós queremos”, completou o treinador rubro-negro.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA
´
Brasileirão
1º Turno – 2ª Rodada

Atlético x Atlético-MG

Atlético: Weverton; Eduardo, Vilches, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Pablo, Ewandro e Marcos Guilherme; Walter. Técnico: Paulo Autuori.

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Eduardo, Patric (Carlos Eduardo ou Dátolo), Cazares e Carlos; Clayton. Técnico: Carlinhos Neves.

Local: Arena da Baixada
Horário: 11h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha Matos (Fifa-BA) e Carlos Berkenbrock (SC)