Em ascensão no Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Tiago Nunes, o Atlético, caso mantenha o aproveitamento do treinador até agora na competição nacional até o final do torneio, conseguirá escapar do rebaixamento até com certa tranquilidade. A evolução do Furacão pode trazer o primeiro efeito positivo já no duelo desta quarta-feira (22), diante da Chapecoense, às 19h30, na Arena Condá. Uma vitória no oeste catarinense pode trazer o primeiro efeito positivo da retomada do bom momento, já que o time atleticano pode deixar a zona de rebaixamento depois de dez rodadas seguidas entre os quatro últimos colocados.
Até agora, o Atlético, comandado pelo técnico Tiago Nunes em seis rodadas do Campeonato Brasileiro, conseguiu duas vitórias, três empates e uma derrota, totalizando aproveitamento de 50%. Com mais 20 jogos para fazer e 60 pontos em disputa, se o Furacão conseguir repetir esse rendimento, chegará ao final da competição nacional com 48 pontos, ou seja, pontuação suficiente para escapar da queda à segunda divisão.
- Pablo ressalta força da Arena pra arrancada no Brasileiro
- Furacão tem nova cara, festeja Tiago Nunes
- Rubro-Negro mostra que, enfim, entrou pra valer na temporada
Mais do que esse bom aproveitamento, o Atlético voltou a jogar bem. Voltou, sobretudo, a apresentar um futebol mais competitivo sob o comando do técnico Tiago Nunes. Organizado taticamente, o time rubro-negro ainda tem pontos a serem ajustados, mas já deu prova suficiente que está caminhando a passos largos para ter dias mais tranquilos e fora da zona de rebaixamento.
“A organização tática só funciona se o atleta tiver muita vontade de realizar. Para defender, você precisa dos 11 participando. Isso parece, em teoria, que é algo simples, mas depende de muita doação física e de uma força mental incrível. Muitas vezes você só pressiona para induzir o adversário a um lance seguinte que pode ocasionar o erro. É a maior mostra de força e espírito coletivo. Os jogadores estão tendo isso, e os números estão sendo favoráveis”, apontou o treinador.
Além de conseguir bons resultados depois da parada para a Copa do Mundo, o Atlético conseguiu números expressivos. Foram dez gols marcados nos seis jogos que fez e tomou apenas quatro. A melhora defensiva é tão evidente que, em quatro das seis partidas realizadas o Furacão saiu de campo sem sofrer gols.
Depois de tirar o Atlético do buraco em que se encontrava no Campeonato Brasileiro, quando chegou a ser lanterna, o técnico Tiago Nunes pode tirar o Furacão pela primeira vez da zona de rebaixamento sob o seu comando. Para isso, terá que vencer a Chapecoense, que é um concorrente direto na luta contra a degola na competição nacional.
Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!
Por isso, o duelo diante da Chapecoense ganha até ar de decisão para o Atlético. Se vencer, o Rubro-Negro automaticamente passa a equipe catarinense na classificação. No entanto, para isso, o Furacão terá que fazer algo que não fez ainda no Brasileirão: vencer como visitante.
O time atleticano, neste quesito, ainda precisa melhorar, mas, nos últimos dois jogos que fez longe do seu torcedor, conseguiu dois empates contra Corinthians e Ceará. Além de vencer a Chape, o Furacão terá ainda que torcer para que ou Sport, ou Vasco ou Vitória não vençam seus compromissos na rodada contra América-MG, Atlético-MG e Flamengo, respectivamente.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!