O gestor de futebol do Atlético, Paulo Autuori, confirmou que o clube voltará a utilizar o time sub-23 no Campeonato Paranaense de 2018. O anúncio foi feito em uma entrevista à TV CAP, onde o dirigente ressaltou que o planejamento já vem sendo feito para uma eventual classificação do Furacão para a fase preliminar da Libertadores, assim como aconteceu este ano.
- Nikão e Paulo André são dúvidas pra pegar o Atlético-MG
- ‘Afastado’ Petraglia quer biometria em todos os estádios
“Isso já é mais pensado e estamos pensando há algum tempo, montando uma estrutura e deixar o time principal trabalhar para uma eventual eliminatória para a Libertadores. Tudo já muito pensado, nada por acaso. Então, definitivamente, podemos assegurar que iremos disputar o Paranaense com o sub-23”, destacou Autuori.
A última vez que o Rubro-Negro havia disputado o Estadual com a garotada foi em 2015, quando iniciou a competição com a base e no meio do caminho voltou com o time principal, terminando na briga contra o rebaixamento, no Torneio da Morte.
A ideia, usada entre 2013 e 2015, foi mudada em 2016, quando o Atlético foi com força máxima e acabou sendo campeão. Na atual temporada, usou o sub-20 na primeira fase, colocando a equipe considerada ideal apenas a partir da nona rodada.
O objetivo do clube é dar mais experiência aos garotos da base, já pensando no futuro do elenco, que, desde a chegada de Paulo Autuori, ainda como técnico, no ano passado, vem dando mais oportunidades à garotada.
“Nosso objetivo é expor estes jogadores a um nível diferente. Tem o lado positivo e o lado negativo, porque é uma diferença grande em termos de força. Então as pessoas precisam saber disso, porque será até um pouco desleal contra outras equipes. Mas, ao mesmo tempo, estamos dando um passo a frente, pensando em 2018, onde iremos disputar o Campeonato Paranaense com a sub-23”, afirmou ele.
“São muitos jogadores na equipe principal, acelerando o processo. Nosso objetivo é que esses jogadores subam com naturalidade e possam fornecer qualidade para o time principal”, completou.
Confira a classificação completa do Brasileirão!
Em outubro, o Furacão irá disputar um torneio sub-23 contra times como Internacional, Santos e São Paulo, mas levará a campo justamente o sub-20, que iniciará a preparação para o Estadual, uma vez que quem está disputando o Brasileirão sub-20, onde o Rubro-Negro está na semifinal, diante do Cruzeiro, é o sub-17.
“A ideia no mercado é que o Atlético forma bem (os jogadores). É uma área onde estou envolvido e posso falar. No Campeonato Brasileiro sub-20 estamos com uma equipe muito jovem, que pertence ao sub-17, o que demonstra que no futuro teremos uma equipe forte, com um melhor nível técnico competitivo”, ressaltou o gestor.