Com um gol no finalzinho, o Atlético venceu o Santos neste sábado (18), na Arena da Baixada e chegou aos 13 pontos, se recuperando da derrota para a Ponte Preta no meio de semana. Mas o jogo foi sofrido. Talvez o frio de Curitiba tenha contribuído para o fraco futebol apresentado por Atlético e Santos nos primeiros 30 minutos de bola rolando.
Um festival de passes errados dos dois lados e tentativas de ataque apenas com chutões da zaga. Assim foi durante quase toda primeira etapa. Tanto que o primeiro lance de perigo só aconteceu aos 28 minutos, quando Vitor Bueno arriscou de fora da área e acertou a trave de Weverton.
O jogo esquentou e os dois times começaram a tocar mais a bola. O Atlético teve duas boas oportunidades com Giovanny. Mas quem quase abriu o placar antes do intervalo foi o Peixe. Num chutão do zagueiro Luiz Felipe, a bola sobrou para Gabriel. Ele dominou e tentou colocar por cobertura. A bola caprichosamente bateu no travessão e saiu.
Os dois treinadores devem ter dado aquela chacoalhada nos jogadores. E parece que deu resultado. O segundo tempo começou a mil por hora. Antes dos 5 minutos dois lances polêmicos de pênalti, um para cada lado. O primeiro foi do Santos, com Vitor Bueno reclamando que foi derrubado dentro da área, mas o árbitro nada marcou. Logo em seguida, André Lima entrou na área e Vanderlei saiu nos seus pés. O atacante caiu na área e reclamou muito, mas novamente, o árbitro não marcou nada.
Tanto o Atlético quanto o Santos seguiram criando boas chances, ainda mais depois das mudanças promovidas pelos treinadores. Autuori tirou Walter e colocou Vinícius, que teve uma oportunidade clara, na cara de Vanderlei, mas o goleiro do Peixe salvou com o pé. Pablo, que entrou no lugar de Ewandro, quase abriu o placar com um golaço. Deivid cruzou e o meia pegou de primeira, acertando a trave.
E a persistência do Furacão foi recompensada. Aos 43, Vinícius cobrou um escanteio, o zagueiro Paulo André subiu mais que a zaga santista e fez de cabeça. Foi o segundo gol do xerife rubro-negro neste Brasileirão, inclusive ele é o artilheiro da equipe.
Agora o Atlético vai encarar a Chapecoense em Santa Catarina na quarta-feira (22) e o Peixe recebe o Fluminense, também na quarta.
FICHA TÉCNICA
Série A
1º Turno – 9ª Rodada
Atlético-PR 1×0 Santos
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS)
Gol: Paulo André aos 43 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Giovanny, Sidcley, Renato
Público e renda: não divulgados
Atlético
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Deivid, Otávio e Giovanny (Anderson Lopes); Ewandro (Pablo), Walter (Vinícius) e André Lima.
Técnico: Paulo Autuori
Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Yuri e Zeca; Thiago Maia (Alison), Renato, Léo Cittadini (Paulinho) e Vitor Bueno; Gabriel e Joel (Diogo Vitor).
Técnico: Dorival Júnior