A liderança do Brasileiro continua com o Atlético por mais uma rodada. Na noite de quarta-feira (3), na Arena, o Furacão venceu o Figueirense por 1 a 0, com gol solitário de Nikão, e chegou a 12 pontos, consolidando o melhor início do clube na história dos pontos corridos.
Desacreditado pela torcida, principalmente pela campanha para evitar o rebaixamento no Paranaense, o time renasceu com a vinda do técnico Milton Mendes. Cenário que empolga o elenco, que começa a ganhar de volta a confiança das arquibancadas – o público (13.637) foi o melhor do ano na Baixada.
No ano passado, por exemplo, o Atlético superou o número de pontos conquistados nesta arrancada apenas na décima rodada. Em 2013, somente na nona.
“Acho que é fase do futebol. Nos fortalecemos muito, estamos aprendendo jogo a jogo. Fizemos uma parceria muito importante aqui dentro da Arena e vamos colher muitas coisas boas no campeonato”, disse o goleiro Weverton, que deixou o gramado sob o coro de “o Furacão voltou”.
O placar magro, porém, refletiu uma dificuldade inédita para o Atlético no campeonato: pela primeira vez, o time teve que adotar uma postura mais ofensiva, já que o Figueirense veio com o claro objetivo de se defender.
Com duas linhas de quatro, e Cléo e Walter na frente, coube ao meia Nikão surpreender e aparecer no ataque. Depois de receber lançamento de Walter, acertou um petardo na meta de Alex (19/1º).
Na partida passada, contra o Joinville, o camisa 11 já havia deixado sua marca – contra o Galo, na terceira rodada, deu passe para o gol da vitória. Ao ser substituído, no fim da etapa final, foi ovacionado.
Mesmo sem inspiração no segundo tempo, os donos da casa mantiveram a superioridade. Agora, para seguir na ponta, o Rubro-Negro encara o Vasco no próximo sábado (6), às 22 horas, na Arena, onde tem 100% de aproveitamento. “O nosso torcedor mostrou, mais uma vez, o quanto é importante para nós”, afirmou Milton Mendes.
“Gostaria de chamar os nossos torcedores. Venham ao campo, venham nos incentivar”, emendou o treinador, que aproveita a boa fase para tentar, jogo a jogo, consolidar a equipe.
Craque
Nikão
Jogando aberto na esquerda, o meia não deu sossego à defesa adversária e ainda fez um golaço.
Bonde
Everaldo
Substituindo Marcão, que não joga por ser do Furacão, o atacante não apareceu para o jogo e saiu no intervalo.
Guerreiro
Walter
Referência técnica da equipe, Walter levou perigo ao gol do Figueira e ajudou na criação atleticana, dando o passe para o gol de Nikão.
Chave do jogo
A velocidade e a movimentação do ataque atleticano fizeram a diferença na partida. A boa postura defensiva ajudou a manter o placar.
Gols
1º Tempo
1 x 0 – 19 min.: Nikão recebe lançamento de Walter dentro da área e manda uma bomba de perna esquerda. Sem chance para Alex Muralha.
Cartões
Amarelos: Carlos Alberto, Clayton, Fabinho, Leandro Silva (F); Jadson (A).
Próximos jogos
Atlético: Vasco (casa), Grêmio (fora) e Coritiba (casa).
Figueirense: Palmeiras (casa), Avaí (fora) e Internacional (casa).
Confira como foi a partida lance a lance.