Estrutura

Atlético quer entrar de vez no “clube dos grandes”

O antigo escudo será substituído por um que busca criar uma identidade própria para o clube. Foto: Marcelo Andrade

Recuperação, consolidação e ascensão. Esses são os três “passos” que o Atlético planejou para sair de um clube em crise, lá em 1995, até se tornar um dos grandes do futebol brasileiro. E nunca o Furacão esteve tão perto de dar o terceiro passo. Na véspera de disputar dentro de casa a final da Copa Sul-Americana, o Rubro-Negro apresenta hoje em um evento fechado seu novo escudo, o futuro uniforme e os planos para os próximos anos. É mais uma ação para internacionalizar a marca atleticana.

+ Leia também: Lucho González renova com o Furacão por mais um ano

Nos últimos 23 anos, o Atlético vem buscando se tornar um clube diferente no Brasil. As posições claras de contestação ao poder vigente da CBF e da Federação Paranaense e a crítica constante à forma que se reparte o bolo financeiro dos direitos de transmissão são apenas as faces mais visíveis desse processo. Internamente, há iniciativas ainda mais ousadas, que realmente colocam o Furacão em outro patamar na estrutura do esporte.

+ Tá chegando: A um dia da final, Atlético confia no fator Arena

Exemplo? A parceria com empresas internacionais para a adoção de métodos de treinamento e gestão do futebol. O que o Furacão faz já há alguns anos, usando como referencial o sucesso das seleções da Alemanha e da Bélgica, apenas agora é seguido. Na semana passada, o Flamengo recebeu de uma consultoria belga um projeto para unificação dos processos do departamento de futebol. Esse passo o Rubro-Negro paranaense já deu.

+ Mais do Furacão: Atleticanos vivem expectativa para “o jogo do ano”

Com CT e estádio próprios (apesar de toda a guerra jurídica pela definição dos custos da Arena da Baixada), com dinheiro em caixa para investir no futebol e planos sempre “fora da curva”, o Atlético quer se inserir no clube dos grandes para ficar. Para isso, usando os termos do técnico Tiago Nunes, não é mais possível comemorar vagas, e sim títulos. E a possibilidade da conquista da Sul-Americana com uma vitória simples amanhã à noite deixa o Furacão mais perto desse objetivo.

+ Mais na Tribuna: Com Pablo e visita surpresa, Atlético se prepara pra final

Mudar o escudo, no projeto da diretoria, é outra manobra nesse sentido. Em todas as entrevistas dadas sobre o tema, até nas tratadas como “brincadeira”, o presidente do Conselho Deliberativo, Mário Celso Petraglia, tratou do novo distintivo rubro-negro como algo sem paralelo no futebol mundial. “Nós queremos uma identidade própria. Não queremos mais ser sombra, imitação e nem o olhar de outra instituição. Precisamos ter uma identidade própria”, disse o dirigente em entrevista à rádio Transamérica, em novembro.

+ Confira: Esquema de trânsito será especial para a final

Por isso o evento de hoje não termina só no escudo. Apresentará novo uniforme, novos planos de inserção digital, talvez até a nova plataforma que o clube promete para a transmissão de seus jogos. Mais que isso, apresentará sua filosofia, de “profissionalismo, geração de valor, segurança nos estádios, valorização dos clube-empresas”, como diz o convite enviado a conselheiros no final da semana passada.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

O Atlético quer tudo isso – garantir o êxito pleno do processo de torcida única, que é criticado pela maioria dos atleticanos; adotar o profissionalismo total em suas operações; entrar de cabeça nos novos mercados, inclusive o das criptomoedas; e conseguir enfim se transformar em clube-empresa, reforçando o lobby (que é engrossado por outros clubes) no Congresso Nacional para a aprovação do projeto que trata do assunto. O Furacão – e o apelido vai ser mais valorizado a partir de hoje – quer estar pronto quando o futebol moderno realmente fincar os pés no Brasil. E se isso acontecer, estar na vanguarda mais uma vez.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna