Se em 2016 o Atlético tinha um time jovem, e que faltava experiência em momentos decisivos, principalmente fora de casa, onde a equipe colecionou resultados negativos, em 2017 a situação será bem diferente. Devido aos reforços que chegaram até aqui, a base titular promete aumentar significativamente. Começando pela primeira contratação, o atacante Grafite.
- Próximas emoções! Veja mais sobre o Atlético na coluna do Mafuz!
- Leia todas as notícias sobre o Atlético!
O jogador de 37 anos promete ser a referência da experiência do Furacão, que tem pela frente o Campeonato Paranaense, a Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Com a chegada dele, a média de idade da provável formação titular vai subir para 29,27 no início da temporada.
Como os treinamentos no CT do Caju só recomeçam nesta quinta-feira (12) e alguns atletas ainda precisam definir o futuro no clube, a projeção de um time titular é baseada na escalação que estava sendo utilizada nos últimos compromissos, somada à inclusão dos reforços que chegaram à Arena.
Uma equipe provável teria Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Rossetto, Lucho González, Felipe Gedoz e Pablo; Grafite. Porém, vale lembrar que o acerto de Léo e de Thiago Heleno ainda não foram consumados. O vice-presidente do Flamengo, Flávio Godinho, disse que a bola está com o Rubro-Negro, que precisa acertar as bases salariais com o atleta, que interessa a outros clubes.
“Estamos esperando um retorno do Atlético”, disse o dirigente. No entanto, entre Léo e Atlético já está tudo acertado, restando apenas ao Furacão passar isso ao clube carioca. Quanto a Thiago Heleno, o empresário do atleta está na cidade aguardando o desfecho da Fifa, onde o defensor tenta se desligar do Deportivo Maldonado, do Uruguai. Além disso, Sidcley pode ser negociado com Internacional ou Ponte Preta, o que faria esta média de idade cair.
Outros dois atletas que fazem do time atleticano uma equipe experiente, com uma média de idade que beira os 30 anos, são o zagueiro Paulo André (33) e o meia Lucho González (35). Em contrapartida, jogadores revelados nas categorias de base que hoje são titulares contribuem com a parcela de juventude profissional. É o caso dos volantes Otávio e Rossetto, com 22 e 20 anos, respectivamente, e do atacante Pablo, que tem 24. O novo reforço da linha ofensiva, Felipe Gedoz, também contribui para puxar a média de idade para baixo, já que tem 23 anos.
Quando o cálculo da média de idade, no entanto, leva em conta todo o elenco, a média de idade cai para 23,8 anos, mesmo que existam os ‘trintões’, como o lateral-direito Jonathan, haja vista a presença maciça no grupo de jogadores revelados nas categoria de base do clube. Alguns deles, inclusive, que poderiam estar disputando a Copa São Paulo sob o comando do técnico Gustavo Silva, não foram liberados pelo fato de já estarem no time profissional, casos do zagueiro José Ivaldo, dos laterais-esquerdos Renan Lodi e Nicolas, do meia João Pedro e do atacante Yago.