Na noite desta quarta-feira (21), o Atlético conhecerá o caminho e os adversários na Libertadores do ano que vem. A partir das 21h, no Paraguai, a Conmebol fará o sorteio das fases eliminatórias e dos oito grupos do torneio. O Furacão, assim como o Botafogo, entra no segundo mata-mata. Ou seja, terá que vencer apenas dois adversários para chegar à fase de grupos.
Com a desistência dos clubes mexicanos, que ficarão de fora nesta temporada e devem voltar em 2018, a entidade que comanda o futebol sul-americano precisou fazer algumas alterações. Com isto, na primeira fase jogarão apenas equipes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os duelos acontecerão nos dias 23 e 27 de janeiro. Destes, sairão três classificados para a segunda fase, que se juntam aos brasileiros e outros 15 clubes.
O Rubro-Negro está no pote 2, ao lado de Botafogo, os três classificados da primeira fase e Atlético Tucumán, da Argentina, Cerro, do Uruguai, e Carabobo, da Venezuela. Os adversários destes time sairão do pote 1, que conta com: Olímpia, do Paraguai, Colo-Colo, do Chile, The Strongest, da Bolívia, Universitário, do Peru, Unión Española, do Chile, Junior Barranquilla e Milionarios, da Colômbia, e El Nacional, do Equador. Estes confrontos serão realizados entre os dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, a ida, e 7, 8 e 9 de fevereiro a volta.
Desta fase, restarão oito clubes, que farão mais um mata-mata, entre 14, 15 e 16 e 21, 22 e 23 de fevereiro, para definir os quatro classificados para a fase de grupos, que será disputada entre 7 de março e 25 de maio. A grande final será nos dias 22 e 29 de novembro.
Em uma situação hipotética, o Furacão pode ter só pedreiras no caminho, encarando um Colo-Colo na segunda fase e na sequência o Olímpia, do Paraguai e nos grupos nada menos do que Atlético Nacional, Palmeiras e Lanús, por exemplo. Porém, pode também ter uma sequência bem tranquila, diante de Deportivo Municipal e Carabobo nas eliminatórias, e Peñarol, Guaraní e Melgar.