A temporada de 2017 pode ser uma das mais longas do Atlético nos últimos anos. Disputando Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, o Furacão pode entrar em campo no ano que vem até 83 vezes, um número bem maior do que 2016, quando jogou ‘apenas’ 68 jogos.

continua após a publicidade

O aumento se dá, claro, levando em consideração duas situações. Na primeira, o Rubro-Negro teria que chegar às finais de todas as competições e vencer a Libertadores, o que lhe daria uma vaga no Mundial de Clubes onde faria duas partidas. Soma-se a isso o Estadual (17 jogos), Copa do Brasil (8), Libertadores (18) e Brasileirão (38).

Já na segunda possibilidade, também seria preciso chegar às decisões de Paranaense e Copa do Brasil, mas indo para a Copa Sul-Americana. Para isso acontecer, o Atlético teria que ser um dos dois melhores da terceira fase da Libertadores ou terminar em terceiro na fase de grupos dará ao time uma vaga na Sul-Americana, onde jogaria mais dez partidas até a decisão. Se cair na fase de grupos da Libertadores, também somaria 83 confrontos em 2017.

De qualquer forma, a possibilidade de entrar mais vezes em campo no ano que vem é grande. Até por isso, a diretoria vem se mexendo no mercado para trazer contratações que não só aumentem a qualidade técnica do time, como também dê mais opções para o técnico Paulo Autuori, que em 2016 sofreu muito com lesões e acabou recorrendo às categorias de base, que na próxima temporada também terão um espaço considerável.

continua após a publicidade

Para se ter uma ideia, entre a primeira partida oficial da próxima temporada, e a última, nesta situação de chegar em todas as decisões, o Atlético jogaria uma vez a cada quatro dias. Considerando viagens longas ao longo da Libertadores e/ou Sul-Americana, o tempo para treinar será mínimo. Algo que Autuori reclamou constantemente.

Porém, em 2016 o treinador chegou em março e foi ajeitando sua equipe com o passar do tempo. Desta vez, terá a possibilidade de realizar a pré-temporada, que começa no dia 4 de janeiro, quando os jogadores se reapresentam, e vai até o dia 28 do mesmo mês, um dia antes da estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Rio Branco, em Paranaguá. 24 dias de treinamentos e preparação física intensa, com o objetivo de aguentar a longa maratona do ano.

continua após a publicidade