O Atlético apresenta nesta sexta-feira (29) uma nova – e surpreendente – parceria. A partir das 14h, na Arena da Baixada, o presidente do Conselho Deliberativo, Mário Celso Petraglia, será o responsável por anunciar a parceria com a Inoovi LTD, uma empresa de Hong Kong que, segundo seu site, é pioneira no uso de bitcoin (a moeda virtual) para transferências de jogadores.
- Furacão negocia peças que estão encostadas no elenco…
- …E já tá de olho em reforços pra sequência do Campeonato Brasileiro
O mecanismo desta criptomoeda é complexo, principalmente para quem é leigo. Qualquer pessoa pode comprar IVI, o nome da moeda virtual, que pela página da Inoovi custa 1.20 dólar. Com essa moeda, o investidor pode adquirir benefícios nos clubes (“Comprando uma experiência única com equipes, dentro e fora do campo, obtenha acesso ao Lounge VIP durante qualquer partida e faça parte da sessão de treinamento e exercícios e assim por diante”).
Mas o principal destaque oferecido pela Inoovi é a transformação dessa criptomoeda em um ativo do clube. “IVI está aqui para espalhar o mundo com o seu próprio token permitindo que qualquer pessoa receba uma parte desses lucros, todos os dias. Sim todos os dias. Assim que um novo Clube de Esporte contratado pela IVI, adicionado a todos os Clubes de Esportes já assinados, a tecnologia Blockchain permite que a INOOVI conceda a cada um dos Proprietários de Token IVI a sua parte de lucros”, diz o site da empresa.
Na área destinada a clubes e empresários, a nova parceira do Atlético é mais direta: “Você é um fã ou apoiador do esporte? Participe da gestão de clubes esportivos com a compra do nosso Token IVI. Seja ‘acionista’ de todas as transferências e dos rendimentos do esporte profissional e das atividades de transferência dos jogadores de influência, ao se tornar donos dos seus próprios Tokens IVI. Para participar das transições (sic) em progresso, só é possível com a única moeda eletrônica IVI”.
Veja a tabela e a classificação do Campeonato Brasileiro!
É portanto uma “abertura de capital” através da injeção de criptomoedas nos clubes. Uma modalidade nova, mas que é o objetivo da empresa Inoovi no futebol brasileiro. “O principal mercado de atuação da INOOVI é a América do Sul, com o famoso campeonato brasileiro de futebol”, diz o site. No dia 22 de junho, as redes sociais do grupo anunciaram uma parceria com o Corinthians, mas o time paulista não fez divulgação alguma deste acordo.
Protagonismo
A entrevista coletiva desta sexta-feira marca a afirmação de Mário Celso Petraglia como protagonista no Atlético. Durante a semana, ele comandou o noticiário rubro-negro, desde o mistério até a saída do técnico Fernando Diniz, passando pela carta em que critica dirigentes, conselheiros e torcedores por terem “pensamento pequeno” e na qual anunciou a saída do futebol rubro-negro, e terminando com o anúncio da parceria que aproxima o Furacão do plano de clube-empresa que é a obsessão do cartola nos últimos tempos. Para Petraglia, apenas essa transformação pode fazer com que o Atlético dê o “terceiro salto”, o que o aproximaria dos clubes que mais faturam no futebol brasileiro.