Numa tarde-noite de sábado em 1983, o Atlético de Assis venceu o São Paulo de Careca por 1×0. Calou o Morumbi e foi para a semifinal do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, o Furacão não venceu mais o tricolor paulista jogando fora de Curitiba. Um jejum de 33 anos que é colocado de novo em jogo neste sábado (11), ás 21h, no mesmo Morumbi em que o já falecido Assis marcou a história do Clube Atlético Paranaense.
Talvez a única semelhança entre os dois times seja o fato de estarem desacreditados. Mas a confiança no time que havia em 1983 não é vista agora, por conta da irregularidade do Furacão de Paulo Autuori no Brasileirão. O Rubro-Negro não embalou na competição – tanto que mesmo vindo de vitória sobre o Santa Cruz não se viu um time plenamente apoiado pelo torcedor. E o treinador está preocupado com a pouca eficiência do time. “Temos que ser mais ‘cirúrgicos’, vamos dizer assim, na hora de definir. Em todos os jogos, tivemos oportunidades para isso, mesmo nos que não ganhamos”, comentou Autuori.
Essa dificuldade ofensiva se somou aos desacertos defensivos, que acabam deixando o Atlético na modesta 13ª posição até agora no Brasileirão. Posição incômoda por estar a apenas dois pontos da zona de rebaixamento (sete pontos contra cinco do América-MG, que abre a ZR) e pela qualidade do adversário. “Vai ser um jogo dificílimo em relação ao adversário, que tem crescido ao longo da competição. Ganhou muita confiança com a classificação na Libertadores. Sabemos o grau de dificuldade e que temos que fazer o nosso melhor”, comentou Paulo Autuori, que foi campeão mundial com o São Paulo em 2005.
Até por esse momento do adversário há a possibilidade de o treinador alterar o time. A qualidade tricolor nas bolas paradas e a velocidade no meio-campo podem fazer com que Hernani reapareça no time – na vaga de Deivid, que ainda sente dores, ou mesmo tirando um dos jogadores mais adiantados, como Vinícius. Na frente, André Lima deve voltar ao time titular, no lugar de Walter. O único titular fora é Paulo André, há tempos afastado por problemas no joelho. Autuori preferiu manter o mistério na sua última entrevista. “E algumas mudanças estratégicas, provavelmente nós teremos em função do adversário, em função daquilo que ele propõe no jogo e da maneira como teremos que se comportar”, avisou.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO
1º Turno – 7ª Rodada
São Paulo x Atlético
São Paulo
Dênis; Bruno, Maicon, Rodrigo Caio e Matheus Reis; João Schmidt, Thiago Mendes e Michel Bastos; Kelvin, Ytalo e Alan Kardec.
Técnico: Edgardo Bauza
Atlético
Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Deivid (Hernani), Otávio, Vinícius, Nikão e Ewandro; André Lima (Walter).
Técnico: Paulo Autuori
Local: Morumbi (São Paulo-SP)
Horário: 21h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Alexandre Pruinelli Kleiniche (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)