O Atlético está entre os cinquenta melhores colocados do mundo no ranking anual dos melhores clubes divulgado pela Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS). O Furacão aparece na 46ª posição com 170 pontos, na lista referente ao ano de 2017, a frente de clubes como Borussia Dortmund, da Alemanha, Atlético Mineiro e Corinthians.
- Fernando Diniz implementa forma de jogar no time principal, mas sem revelar time
- Rodolfo larga na frente na briga pelo gol do atleticano
Entre os brasileiros o Rubro-Negro ficou na sexta colocação, arás apenas de Grêmio (2º, com 286 pontos), Flamengo (6º, com 256 pontos), Botafogo (20º, com 207 pontos), Santos (21º, com 202 pontos) e Palmeiras (33º, com 183 pontos).
O critério de avaliação do IFFHS leva em conta as participações em competições continentais e nacionais. Na Libertadores o vencedor de cada partida ganha quatorze pontos e o empate dá sete pontos. Na Copa do Brasil, cada vitória rende doze pontos. Já no Campeonato Brasileiro, uma vitória rende quatro pontos no ranking, enquanto um empate vale dois.
No ano passado, em uma temporada longe de atingir as expectativas do clube e da torcida o Atlético chegou até as oitavas de final da Copa Libertadores com cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas. Na Copa do Brasil parou nas quartas de final com uma vitória, um empate e uma derrota, e no Brasileirão foram quatorze vitórias, nove empates e quinze derrotas, campanha que deixou o Furacão na 11ª colocação.
O líder do ranking da IFFHS é o Real Madrid, atual campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, que soma 328 pontos. Ente os cinco melhores colocados estão Manchester United (3º, com 284 pontos), Barcelona, (4º, com 269 pontos) e Paris Saint Germain (5º, com 266 pontos).