Uma noite decisiva. O Atlético entra em campo neste domingo (19), às 19h, numa decisão. Se o Furacão deseja ainda chegar na Libertadores do ano que vem, é obrigação vencer o Vasco na Arena da Baixada. É um jogo contra um concorrente direto, que pode servir para aproximar o time do G7 do Campeonato Brasileiro e ao mesmo tempo ficar mais perto de poder sonhar com as “vagas” extras que podem se abrir na próxima semana.
- “Intocável”, Pavez desfalca o Atlético pela primeira vez
- Furacão deve ter Ederson de volta ao time titular
- Sabe quem é Diego Ferreira? É o primeiro reforço rubro-negro pra 2018!
Já foi explicado tantas vezes mas é bom repetir. Neste momento, sete times participantes do Brasileirão estão indo para a Libertadores. Inicialmente eram seis, mas como o Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil e está ali no bolo dos primeiros colocados, a lista aumentou. E ainda pode aumentar mais. Nesta semana, começam as disputas da final da Copa Libertadores e da semifinal da Copa Sul-Americana.
São dois representantes brasileiros nas competições. Na Libertadores, o Grêmio inicia na quarta-feira (22) a decisão com o Lanús, da Argentina. E na Sul-Americana, o Flamengo disputa na quinta (23) o jogo de ida das semifinais com o Junior Barranquilla, da Colômbia. Como o time gaúcho ocupa a vice-liderança do Brasileiro e o Flamengo é o sétimo colocado, a conquista dos títulos significaria a extensão da classificação pra Libertadores 2018 até o nono colocado.
E se a briga pelo G7 já é acirrada, pelo G9 é uma daquelas de foice e no escuro. Por enquanto, apenas os cinco primeiros do campeonato estão garantidos por pontuação (ou conquista, caso do Cruzeiro). A partir do Botafogo, sexto colocado, começa uma briga que envolve Flamengo, Vasco, Chapecoense, Bahia, São Paulo, Atlético-MG e Atlético. E há dois grupos nesta turma.
O primeiro tem apenas Chape e Bahia, que estão em arrancada e saíram das últimas posições para lutar pela principal competição de clubes do continente. Bota, Mengo, Vasco, São Paulo, Galo e Furacão vivem período de instabilidade, alternando bons e maus jogos. O trio carioca, então, vem se esforçando para sair das posições que ocupam, mas ninguém tem demonstrado força para tirá-los dali.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
Aí que surge a grande importância do confronto da Baixada. Vencendo o Vasco, o Atlético fica a apenas dois pontos do rival e, dependendo dos resultados, volta com tudo para a briga do G7 faltando duas rodadas para o final do Brasileirão. Mas, no mínimo, fica no meio do bolo de novo, e não como o time mais longe entre os postulantes à Libertadores. “Estamos focados, treinando forte. O nosso foco é ganhar os três jogos que faltam para buscar a classificação”, garante o volante Matheus Rossetto.
Para isso, é preciso ser mais regular e ter mais eficiência ofensiva – nas últimas cinco partidas, o Furacão marcou apenas dois gols. “Se não conseguimos fazer os gols, é porque precisamos melhorar em algum aspecto”, admite o técnico Fabiano Soares. Ele, pra variar, não deu pistas sobre a escalação, mas o certo é que Pavez está fora por cumprir suspensão automática, e Paulo André e Nikão estão fora por questões físicas. Felipe Gedoz pode ser a novidade entre os titulares.
Ficha técnica
BRASILEIRÃO
2º Turno – 36ª Rodada
ATLÉTICO x VASCO
Atlético
Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Fabrício; Matheus Rossetto (Eduardo Henrique), Lucho González, Pablo, Sidcley (Felipe Gedoz) e Guilherme; Ederson.
Técnico: Fabiano Soares
Vasco
Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Wellington, Jean, Nenê, Wagner e Paulinho; Andrés Rios.
Técnico: Zé Ricardo
Local: Arena da Baixada
Horário: 19h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luís Marques (SP)