A agitada temporada do time profissional do Atlético marcada por disputas estaduais, nacionais e internacionais, pode fazer com que o time que entre em campo, em algumas ocasiões, seja repleto de garotada ou de reservas. O ano começa no dia 29 de janeiro, quando a equipe do técnico Paulo Autuori estreia contra o Rio Branco, às 17h, em Paranaguá. Apenas três dias depois, no dia 1º de fevereiro, o Furacão estreia na Libertadores, na Arena da Baixada, contra o Millionarios, da Colômbiaa.
No mesmo dia, em tese, a bola rolaria pela segunda rodada do Estadual, quando o Rubro-Negro receberia o Toledo. Certamente, a data desta partida será alterada, mas deixa claro como a agenda atleticana vai ser concorrida em 2017. Vale lembrar que o Atlético disputa, ainda, a Copa do Brasil a partir das oitavas de final, marcadas para 7 de setembro e 12 de outubro. A vantagem, nesta competição, é que pelo fato de ter sido campeão paranaense, o Rubro-negro só entra na disputa em uma fase mais aguda. Já o Brasileirão, outro desafio do Furacão, tem início no dia 14 de maio.
Não é segredo que um calendário robusto, com chance ampliada de títulos, verbas de publicidade e de visibilidade, é o sonho de qualquer time. No Furacão, não é diferente. Porém, com tantos jogos a disputar, é quase inevitátvel a necessidade de encontrar alternativas para conseguir dar conta de tantos jogos.
O presidente do Furacão, Luiz Sallim Emed, tem no seu conhecimento médico e a consciência de que o calendário exigente pode resultar em aumento no número de lesões nos atletas. “Acredito que o ideal vai ser fazer um misto de jogadores em algumas partidas para dar conta do recado”, disse ele.
Mas o diretor ressalta que, ao fim e ao cabo, apesar das decisões atleticanas serem tomadas por um colegiado, a palavra final sobre a escalação será do treinador. “É ele a pessoa mais capacitada para tomar estas decisões, juntamente com a sua comissão técnica”, completou.
Além da utilização de um time misto ao longo das competições, especula-se que o auxiliar técnico Bruno Pivetti possa comandar o time em uma partida ou outra. Formando pela Universidade de São Paulo (USP), autor do livro Periodização Tática: o futebol alicerçado em critérios, e com uma carreira que começou a ser construída como fisiologista e preparador físico do Pão de Açúcar Esporte Clube, em 2008, Pivetti é de total confiança de Autuori.
O elenco atleticano conta hoje com 33 atletas, já que quatro jogadores que constam como parte do plantel – os zagueiros Thiago Heleno e Paulo André, o lateral Léo e o atacante André Lima – ainda precisam definir o futuro no Rubro-Negro. Vale lembrar que o time poderá receber, em breve, o reforço de atletas que estão disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time comandando por Gustavo Silva está fazendo uma bela campanha na competição. Nas próximas horas, o Furacão deve anunciar mais um atacante: Luís Henrique, que estava no Botafogo.