O Atlético estreia no Campeonato Paranaense neste domingo (29), às 17h, contra o Rio Branco, em Paranaguá, mas com a cabeça em um outro jogo. Mais precisamente em um outro campeonato. O foco do Furacão é a Copa Libertadores, competição pela qual joga na próxima quarta-feira (1), contra o Millonarios, da Colômbia, na Arena da Baixada, pelo duelo de ida da segunda fase do torneio continental. Por isso, a grande maioria dos jogadores considerados titulares serão poupados no final de semana.

continua após a publicidade

Da equipe base que terminou o Campeonato Brasileiro de 2016 na sexta colocação, apenas o goleiro Weverton e o lateral-direito Léo devem jogar. E só vão a campo justamente para ganhar ritmo de jogo para a partida contra os colombianos. Weverton não atuou no empate em 0x0 com o Peñarol, em amistoso realizado na Arena na última quarta-feira (25), quando estava atuando em um outro amistoso, o do Brasil contra a Colômbia no Engenhão. Já Léo iniciou a pré-temporada depois do restante do elenco, por conta da negociação com o Flamengo para a sua permanência. O restante será substituído pelos garotos do clube.

A tendência é que todos os outros atletas sejam garotos recém-promovidos para o time principal. Alguns, como o zagueiro Marcão, o lateral-esquerdo Renan Lodi, o volante Matheus Rossetto e o atacante Yago já foram testados por Autuori. Outros, como o atacante Murillo, terão a primeira oportunidade. Uma ‘inexperiência’ que não preocupa o treinador, que, neste momento, está focado na questão física do elenco.

“Esses garotos já são uma realidade e por isso estão conosco. Temos um grupo de jogadores de diferentes faixas etárias e vamos distribuí-los em equipes conforme a nossa necessidade. Neste início, por nosso tempo de trabalho ser curto, não podemos correr riscos. À partir do momento que as fases eliminatórias forem sendo ultrapassadas, vamos colocar em campo uma equipe equilibrada para ambas as competições”, garantiu.

continua após a publicidade

E mesmo com um time tão novo e que não jogou junto, Autuori segue exigente com a linha tática de trabalho. Apesar de esperar dificuldades por conta do gramado da Estradinha, o técnico confia que a equipe atuará com rápidos toques de bola.

“É uma condicionante. (o gramado) Certamente dificulta um pouco o nosso estilo de jogo, mas uma equipe tem que estar preparada para superar as dificuldades dos jogos e o campo de futebol pode ser uma dificuldade. Será um adversário experiente, que está se preparando bem, mas vamos tranquilo, com a equipe sabendo o que tem que fazer mão e não vamos abrir mão do nosso estilo”, completou ele.

FICHA TÉCNICA

continua após a publicidade

Campeonato Paranaense
1ª fase – 1ª rodada

RIO BRANCO X ATLÉTICO

Rio Branco
Lucas; Raul, Darlan, Vinicius e Diego; Tiago, Bruno Renan e Camargo; Fidel, Lúcio Curió e Guilherme.
Técnico: Guilherme Macuglia

Atlético
Weverton; Léo, Zé Ivaldo (Jacy), Marcão e Renan Lodi; Luiz Otávio, Matheus Rossetto, Yago, Bruno Rodrigues (Matheus Anjos) e Crysan; Murillo.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Estádio Nelson Medrado Dias (Paranaguá-PR)
Horário: 17h
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Jefferson Cleiton Piva da Silva e Deniel Carvalho