Opinião da Tribuna

Atlético está mais encorpado e mostra evolução

Diferente de outras viagens neste Paranaense, para transmitir as partidas pela RPC, desta vez viemos para Londrina no sábado (2) e só deixamos a cidade na segunda (4). Foi possível perceber a motivação da cidade em torno do Tubarão, e a confiança que havia em levar para Curitiba uma vantagem contra o Atlético. Mas o jogo entre Furacão e LEC mostrou, para até uma certa surpresa, a evolução tática rubro-negra.

Na maioria das partidas pelo Campeonato Paranaense e pela Primeira Liga, vimos um Atlético quase sempre movido pela qualidade individual. Nas primeiras vitórias, com Vinícius. Nas últimas, com Marcos Guilherme. No domingo (3), no VGD, viu-se um time com sentido, com início, meio e fim, com organização. Claro que ainda há muito pra evoluir, mas é possível dizer que o Rubro-Negro começou a encontrar um caminho.

Paulo André e Thiago Heleno foram bem mais protegidos pelo meio-campo – onde, por sinal, Otávio e Jadson estão se entendendo muito bem. Nikão e Marcos Guilherme se movimentam, trocam de lado, viram o jogo, se apresentam como opção, o que se espera da dupla. Pablo fez uma ótima partida contra o Londrina, comandando o time com autoridade. Isso mostra que defesa, meio e ataque foram mais agrupados, o que é uma grande notícia pro Furacão.

Três poréns: o primeiro foi a pouca utilização de Eduardo no ataque. O Atlético não pode prescindir do lateral, ele precisa ter espaço para jogar. O segundo é a já conhecida falta de pontaria. Pablo e André Lima tiveram chances claras e não conferiram. E o terceiro talvez seja o mais importante, tanto que foi o reclamado por Paulo Autuori: a perda do controle do jogo. O Furacão quase que “permitiu” que o Londrina fizesse o abafa que terminou no gol de Germano.

Ali Autuori, que merece elogios pela melhora tática, bobeou durante o segundo tempo. Colocar Vinícius e Anderson Lopes ainda quando o time dominava daria mais controle de jogo e velocidade. Quando os dois entraram, por três vezes o meia colocou o atacante em vantagem contra os zagueiros. Era possível evitar o empate, era merecida a vitória, mas fica como retrato do jogo a melhora do Atlético como time.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna