O discurso no Atlético é sempre entrar no Campeonato Brasileiro com o objetivo de figurar entre os primeiros colocados. Ainda que o único título da equipe na competição tenha sido em 2011, o time tem brigado nos últimos anos pelas classificações em competições internacionais. Estar na ponta da tabela já garantiu a presença do Furacão na disputa da Libertadores em 2017, por exemplo. No ano passado, mesmo com apenas a 11ª colocação na tabela, o time conseguiu herdar, na última rodada, uma vaga para disputar a Copa Sul-Americana.
Após dez anos, Paraná Clube volta à elite e não quer sair dela
Coritiba entra na Série B com a obrigação do acesso
Londrina chega com chances de, enfim, terminar no G4
O Rubro-Negro vai para a disputa do Brasileirão embalado pelo título no Campeonato Paranaense. Ainda que a equipe que tenha entrado em campo no Estadual tenha sido a de aspirantes, e não a principal, muitos atletas que levantaram o troféu de campeão foram promovidos ao time de Fernando Diniz.
Entre os destaques vindos da base que terão lugar certo na equipe de Fernando Diniz estão o goleiro Caio, o volante Bruno Guimarães, o atacante Marcinho, o meia Matheus Anjos, o lateral-esquerdo Renan Lodi e o zagueiro Léo Pereira, que já treinam com o elenco principal e foram relacionados para algumas partidas da Copa do Brasil. Dos jogadores mais ‘rodados’, o volante Deivid e os goleiros Léo e Santos também vão compor a equipe de Diniz.
Visto como um treinador que tem seu jeito próprio de gerir a equipe e que gosta que seus jogadores trabalhem muito a bola antes de concluírem a jogada, Diniz terá no Brasileirão a oportunidade de mostrar sua personalidade. Será a primeira vez que ele estará à frente de uma equipe na Série A.Pensando em um planejamento mais consistente para as competições que, segundo o clube, são de maior expressão, o técnico teve mais de 90 dias para realizar testes e treinar para a estreia no Brasileirão. O time principal entrou em campo apenas seis vezes até o momento, portanto, a maior parte do tempo do trabalho de Diniz aconteceu fora dos 90 minutos oficiais de jogo e foi sustentado com muitos treinamentos.
A estreia do Atlético no Campeonato Brasileiro será diante da Chapecoense, neste domingo (15), às 19h, na Arena da Baixada.
Time base: Santos; Pavez, Paulo André e Thiago Heleno; Jonathan, Lucho González, Raphael Veiga e Thiago Carleto; Nikão, Guilherme e Pablo. Técnico: Fernando Diniz