Aos poucos tentando reencontrar o bom futebol no Campeonato Brasileiro, o Atlético agora muda a chave para a Copa do Brasil, onde hoje encara o Grêmio, às 19h30, na Arena Grêmio, valendo uma vaga nas quartas de final da competição. Porém, levará junto alguns ‘fantasmas’ do Brasileirão.
O Furacão até agora não engrenou jogando longe de casa. Pelo Campeonato Brasileiro, foram apenas duas vitórias, um empate e dez derrotas como visitante. Mas na própria Copa do Brasil o retrospecto não é favorável. Em três jogos, foram três empates, resultado insuficiente para garantir a classificação.
Como perdeu por 1×0 no jogo de ida, na Arena da Baixada, o Rubro-Negro precisará ganhar e marcar pelo menos dois gols em Porto Alegre, uma vez que o 2×1 já garantiria a vaga. Porém, balançar as redes do adversário não vem sendo algo muito comum para o time atleticano. Na Copa do Brasil, foram dez gols em sete jogos, sendo sete diante do frágil Dom Bosco-MT. Já no Brasileirão, o Atlético tem apenas 24 gols e, ao lado do Figueirense, é dono do segundo pior ataque da competição.
Situações que terão que ser mudadas contra o Grêmio para mostrar que, de fato, o Furacão está recuperando a boa fase. Para isso, o técnico Paulo Autuori aposta na sua defesa, a melhor do Brasileirão, com apenas 23 gols sofridos.
“Precisamos fazer gols em todos os jogos e neste não será diferente. Para isso, não podemos permitir que o Grêmio faça outro gol. Eles têm a vantagem por terem feito um gol aqui. Logicamente que, se conseguirmos fazer um gol na frente, as coisas se alteram significativamente”, avaliou o treinador, que, além da desvantagem no placar agregado, terá que encarar outro problema.
O comandante rubro-negro terá, no total, nove desfalques, entre lesionados e jogadores que já disputaram o torneio por outros clubes, caso do volante Matheus Rossetto, que atualmente é titular mas defendeu a Ferroviária-SP. Desta forma, a equipe terá que ser modificada, também visando a sequência do Brasileirão, e até mesmo alguns serem poupados não está descartado.
“Vamos ver como os jogadores estão, muitos ainda estão em processo de recuperação do jogo. Vou conversar individualmente com alguns para sentir porque não vou colocar em risco a integridade deles. Quero que estejamos em condições de fazer um grande futebol, para que isso se transforme em vitória”, completou Autuori.
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL
Oitavas de final – Jogo de volta
GRÊMIO X ATLÉTICO
Grêmio
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson (Ramiro), Maicon e Douglas; Luan e Batista (Henrique Almeida).
Técnico: Renato Gaúcho
Atlético
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nícolas; Otávio, Hernani, Marcos Guilherme, Juninho e Pablo; André Lima.
Técnico: Paulo Autuori
Local: Arena Grêmio (Porto Alegre-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)