Aos poucos tentando reencontrar o bom futebol no Campeonato Brasileiro, o Atlético agora muda a chave para a Copa do Brasil, onde hoje encara o Grêmio, às 19h30, na Arena Grêmio, valendo uma vaga nas quartas de final da competição. Porém, levará junto alguns ‘fantasmas’ do Brasileirão.

continua após a publicidade

O Furacão até agora não engrenou jogando longe de casa. Pelo Campeonato Brasileiro, foram apenas duas vitórias, um empate e dez derrotas como visitante. Mas na própria Copa do Brasil o retrospecto não é favorável. Em três jogos, foram três empates, resultado insuficiente para garantir a classificação.

Como perdeu por 1×0 no jogo de ida, na Arena da Baixada, o Rubro-Negro precisará ganhar e marcar pelo menos dois gols em Porto Alegre, uma vez que o 2×1 já garantiria a vaga. Porém, balançar as redes do adversário não vem sendo algo muito comum para o time atleticano. Na Copa do Brasil, foram dez gols em sete jogos, sendo sete diante do frágil Dom Bosco-MT. Já no Brasileirão, o Atlético tem apenas 24 gols e, ao lado do Figueirense, é dono do segundo pior ataque da competição.

Situações que terão que ser mudadas contra o Grêmio para mostrar que, de fato, o Furacão está recuperando a boa fase. Para isso, o técnico Paulo Autuori aposta na sua defesa, a melhor do Brasileirão, com apenas 23 gols sofridos.

continua após a publicidade

“Precisamos fazer gols em todos os jogos e neste não será diferente. Para isso, não podemos permitir que o Grêmio faça outro gol. Eles têm a vantagem por terem feito um gol aqui. Logicamente que, se conseguirmos fazer um gol na frente, as coisas se alteram significativamente”, avaliou o treinador, que, além da desvantagem no placar agregado, terá que encarar outro problema.

O comandante rubro-negro terá, no total, nove desfalques, entre lesionados e jogadores que já disputaram o torneio por outros clubes, caso do volante Matheus Rossetto, que atualmente é titular mas defendeu a Ferroviária-SP. Desta forma, a equipe terá que ser modificada, também visando a sequência do Brasileirão, e até mesmo alguns serem poupados não está descartado.

continua após a publicidade

“Vamos ver como os jogadores estão, muitos ainda estão em processo de recuperação do jogo. Vou conversar individualmente com alguns para sentir porque não vou colocar em risco a integridade deles. Quero que estejamos em condições de fazer um grande futebol, para que isso se transforme em vitória”, completou Autuori.

FICHA TÉCNICA

COPA DO BRASIL
Oitavas de final – Jogo de volta

GRÊMIO X ATLÉTICO

Grêmio
Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson (Ramiro), Maicon e Douglas; Luan e Batista (Henrique Almeida).
Técnico: Renato Gaúcho

Atlético
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nícolas; Otávio, Hernani, Marcos Guilherme, Juninho e Pablo; André Lima.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Arena Grêmio (Porto Alegre-RS)
Horário: 19h30
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

Otimismo! Veja mais sobre o Atlético na coluna do Mafuz!