Uma partida com cara de decisão para os dois lados. Assim pode se resumir o confronto entre Atlético e Corinthians, neste sábado (26), na Arena Corinthians, válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora ainda reste mais uma rodada para o término da competição, as duas equipes podem resolver sua situação neste duelo. Para o bem ou para o mal.
A matemática é simples. Se vencer, o Furacão garante uma vaga na Libertadores do ano que vem, uma vez que só poderia ser ultrapassado poir Botafogo e Grêmio, finalista da Copa do Brasil ao lado do Atlético-MG. Com isso, o G6 viraria G7 e o time rubro-negro estaria classificado. Neste caso, o Corinthians pode já não ter mais chances de classificação caso o Botafogo também vença na rodada.
Por outro lado, um tropeço pode complicar a situação do Atlético, que poderia terminar fora da zona de classificação. Por isso, todos estão cientes da importância desta partida, mas no Furacão evitam falar em final.
“Decisivo tem que ser aquilo que foi feito ao longo do campeonato. Vejo o jogo com naturalidade, um jogo difícil, enfrentar o Corinthians na sua casa é sempre complicado, com um ambiente bastante difícil, hostil e temos que nos habituar a isso se quisermos nos acostumar com grandes momentos”, afirmou o técnico Paulo Autuori, que tenta concentrar os jogadores apenas no trabalho em campo.
“Quando falamos em jogos decisivos, é um grande erro. A equipe tem que pensar em jogar futebol, mas é o preço que se paga de precisar ganhar a qualquer custo. O emocional bate e consequentemente não tem muita lucidez. A equipe que em jogos decisivos estiver mais próxima do seu emocional, leva vantagem”, completou o treinador.
Além disso, para garantir a classificação neste final de semana, o Rubro-Negro terá que encerrar a sequência de dez jogos sem ganhar como visitante, desempenho que fez com que a equipe ainda não tivesse a classificação já confirmada.
“Temos apenas que pensar em jogar e na nossa equipe. Procurarmos dar o nosso melhor e fazendo tudo bem, faremos um grande jogo e ficaremos próximo de conquistar aquilo que queremos. É uma decisão, um jogo importantíssimo contra o Corinthians, para nós é o jogo mais importante do ano este confronto direto, mas sabemos que temos totais condições de ir para lá e fazer um grande jogo”, disse o volante Otávio.
Para o duelo, Autuori contará com força máxima. O volante Hernani e o atacante André Lima, que não treinaram ao longo da semana, se recuperaram e estão à disposição.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão
2º Turno – 37ª Rodada
CORINTHIANS X ATLÉTICO
Corinthians
Walter; Fagner, Vilson, Balbuena e Uendel; Camacho, Cristian, Marquinhos Gabriel, Rodriguinho e Marlone; Romero.
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Atlético
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nícolas; Otávio, Hernani, Lucho González, Lucas Fernandes e Pablo; André Lima.
Técnico: Paulo Autuori
Local: Itaquerão (São Paulo-SP)
Horário: 21h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)
Assistens: Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)