Embalado por duas vitórias consecutivas, sendo uma delas fora de casa, o Atlético agora quer manter a boa fase e também já mira o G4 neste confronto direto com a Ponte Preta, hoje, às 19h30, no Moisés Lucarelli. Com dez pontos, mesma pontuação da Macaca, que está na frente pelo saldo de gols (-2 a -3), o Furacão está a três pontos da zona da Libertadores.

continua após a publicidade

Entrar no G4 é uma missão quase impossível, uma vez que teria que vencer a Ponte e torcer para que Santos, Flamengo e São Paulo no máximo empatem seus jogos e que o Corinthians perca para o Fluminense de goleada, uma vez que o o time paulista tem um saldo de cinco gols. Ou seja, tirar esta diferença é pouco provável, mas é a chance de colar de vez na briga pelos primeiros lugares e deixar para trás o começo irregular no torneio.

Para que isto aconteça, o técnico Paulo Autuori espera acabar com as oscilações da equipe. Contra o São Paulo isto ficou claro. Após um primeiro tempo onde foi amplamente dominado, o Rubro-Negro mudou sua postura na segunda etapa, saiu do sufoco e conseguiu a virada no placar.

“Tudo na vida você tem que tirar lições. Acho que a equipe ainda procura sua própria identidade. Em termos coletivo ainda não é madura. Mas são situações como essas que nos fazem refletir e depois fazer algumas mudanças em cima daquilo que deixamos de fazer bem. Mas isso faz parte de uma oscilação que não acontece só conosco. Vamos tentar entender que a atitude daquele segundo tempo é o mais próximo daquilo que queremos. Acima de tudo, uma lição: como ser eficaz. E quem compete tem que ser eficaz. Só eficiente não adianta”, disse o treinador.

continua após a publicidade

Tanto que a formação atleticana deve ser quase a mesma que terminou a partida no Morumbi, com as entradas de Nikão e Walter nos lugares de Marcos Guilherme e André Lima. O restante, será mantido, apesar do pouco tempo de recuperação.

“Aqui a ideia não é poupar, é recuperar jogador, porque o futebol brasileiro não permite essa recuperação, não existe esse respeito. Todo mundo sabe que em mesmo de 96 horas não se recupera completamente um jogador. Ele vai jogar, mas sem estar recuperado e aí começa a questão de jogador ser trocado porque jogou mal. Não trocamos jogador porque ele atua bem ou mal. Nosso objetivo é que a equipe como um todo, coletivamente, possa ter um futebol com todos tendo a mesma ideia”, ressaltou o comandante rubro-negro.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 8ª Rodada

PONTE PRETA X ATLÉTICO

Ponte Preta
João Carlos; Jefferson; Fábio Ferreira, Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior e Cristian; Clayson, Felipe Azevedo e Roger (Wellingon Paulista).
Técnico: Eduardo Baptista

Atlético
Weverton; Léo, Thiago Heleno, Wanderson e Sidcley; Deivid, Otávio, Ewandro, Pablo e Nikão (Marcos Guilherme); Walter (André Lima).
Técnico: Paulo Autuori

Local: Moisés Lucarelli – Campinas (SP)
Horário: 19h30
Árbitro: Elmo Resende Cunha – GO
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael (Fifa-GO)

Lições! Veja mais sobre o Atlético  na coluna do Mafuz!