Se no domingo passado o Atlético fez seus melhores 45 minutos na temporada, ontem o Furacão fez seu melhor jogo em 2016. Superior em quase todo o tempo, venceu o Londrina por 2×0, na Arena da Baixada, e garantiu sua classificação para a semifinal do Campeonato Paranaense, para enfrentar o Paraná – hoje deve ser homologado o jogo de ida para o próximo domingo, às 18h30, no mesmo Joaquim Américo.
Foi um jogo mais regular do Atlético. Marcando melhor, mais compacto e mais organizado, impôs seu jogo ao Tubarão, que não conseguiu sair da armadilha rubro-negra. Claro que houve erros – principalmente na marcação defensiva, quando teve Paulo André e Thiago Heleno vulneráveis aos lançamentos do time visitante. Mas o saldo foi extremamente positivo, mais um passo na evolução da equipe, já apresentada na partida do Vitorino Gonçalves Dias.
A mudança do Atlético passa pelo meio-campo. Otávio, Jadson (o melhor em campo ontem) e Vinícius se entrosaram rapidamente – foi o primeiro jogo em que atuaram juntos. Com o trio, houve melhor troca de passes e jogo coletivo mais organizado. Assim o Furacão controlou a partida, sem afobação e tentando jogar, e não simplesmente abafar o Londrina.
Sem perder a cabeça, o Atlético demorou 28 minutos para marcar. Mas foi um golaço. Marcos Guilherme lançou Sidcley, que cruzou no peito de André Lima, que deixou Vinícius pronto para mandar a bomba e fazer o ótimo goleiro Marcelo Rangel ficar parado. Era a superioridade rubro-negra fazendo efeito. E o time partiu para encaminhar a classificação, conseguindo na falta de Nikão que Rangel espalmou e Marcos Guilherme foi oportunista para concluir.
Com o Londrina preso no jogo atleticano, a vaga na semifinal estava assegurada. E era possível ampliar a vantagem no segundo tempo, pois o garoto Giovanny teve duas chances de marcar, parando em ambas no goleiro do LEC. Quando o adversário se projetou à frente, o Furacão passou por apertos, mas rapidamente a equipe se ajustou e a pressão terminou. Vitória e classificação justas, pois o Atlético foi superior não só ontem, mas na série de quartas de final.
Agora, o Rubro-Negro entra no período decisivo do primeiro semestre. Quarta à noite joga a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil contra o Brasil de Pelotas. E depois joga as duas da semifinal contra o Tricolor – decidindo, no outro final de semana, na Vila Capanema. E se o Atlético notadamente melhorou, será preciso melhorar mais para continuar nas duas competições.
No limite! Veja a opinião de Mafuz!