O Atlético optou, em 2018, por utilizar dois times diferentes para as disputas do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil. Mesmo com uma equipe mais jovem e de atletas que tiveram poucas chances nos últimos tempos para jogar o Estadual, o Furacão segue como o único time invicto na temporada entre os vinte que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Nos 11 jogos realizados pelo clube neste ano, o time atleticano conseguiu seis vitórias e empatou outras cinco vezes, totalizando aproveitamento de 69%.
- Matheus Anjos se destaca no time de aspirantes do Furacão
- Mesmo com dois times, Atlético ainda não encontrou um homem-gol
- Apesar da vitória sobre União, Tiago Nunes pede melhora na pontaria
Até a semana passada, o Atlético dividia esse posto com o Cruzeiro. No entanto, a Raposa, jogando pela Libertadores da América, perdeu para o Racing por 4×2. No entanto, o time mineiro aparece com o melhor rendimento dos times da primeira divisão, com 83% de aproveitamento em dez partidas realizadas até agora neste ano.
O Atlético, mesmo com a divisão dos seus times, tem a sétima melhor campanha entre os times da Série A. No Campeonato Paranaense, o time de aspirantes do Furacão, em oito jogos, conseguiu cinco vitórias e empatou três vezes. Mesmo sem perder um jogo sequer no Estadual, o time comandado pelo técnico Tiago Nunes acabou sendo eliminado da semifinal para o Rio Branco e ficou fora da disputa do título do primeiro turno do torneio.
O time principal do Atlético, somente com a Copa do Brasil pela frente neste primeiro trimestre de 2018, também segue com uma campanha regular, mas longe de empolgar o torcedor rubro-negro. Nas duas primeiras fases da competição nacional, o Furacão teve dificuldades para passar pelos modestos times do Caxias e do Tubarão (empate em 0x0 e vitória por 5×4). Depois, no duelo de ida da terceira fase, o time atleticano empatou novamente sem gols, desta vez diante do Ceará dentro de casa, e ampliou o período sem derrotas na temporada.
Ataque frágil
No entanto, o Atlético aparece também com um dado negativo no ranking dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. O Furacão tem o quarto pior ataque com apenas 13 gols marcados. Neste quesito, o time rubro-negro fica a frente apenas do Paraná Clube, que fez 8 gols, do América-MG, que marcou 11, e Chapecoense, que já anotou 12 gols nesta temporada. Dos 11 jogos realizados neste ano, o ataque rubro-negro passou em branco em cinco oportunidades. Só não foi pior que o da Chape, que passou seis jogos sem fazer um gol.
Por outro lado, a defesa do Atlético segue com números positivos. Com cinco gols tomados, o Furacão tem o segundo melhor rendimento defensivo (fica atrás apenas da Chapecoense com quatro gols sofridos). O time atleticano, na verdade, sofreu gols em apenas duas partidas. Na largada do Paranaense diante do Maringá, na Arena, e na vitória sobre o Tubarão por 5×4, pela Copa do Brasil.
Confira tabela e classificação do Campeonato Paranaense!
Além do Cruzeiro, que tem o melhor rendimento entre os times da Série A do Brasileirão, estão na frente do Atlético outros cinco times. Flamengo, Palmeiras, Vitória, Fluminense e Bahia aparecem também no topo do ranking. Por outro lado, o Paraná Clube, com apenas 25% de rendimento em nove jogos disputados em 2018, tem a pior campanha dos times que vão disputar, neste ano, a elite do futebol brasileiro.