Ufa! Assim fez a torcida rubro-negra após o apito do árbitro no jogo deste sábado (28), na Arena da Baixada. É que finalmente o Atlético conseguiu a primeira vitória no Brasileirão. O time de Paulo Autuori bateu o Figueirense por 2×1 e deixou a zona de rebaixamento, figurando em 16º lugar.
Mas não foi nada fácil. O jogo começou equilibrado, com as duas equipes alternando bons ataques. Nikão quase abriu o placar. Ele cabeceou e acertou o travessão do goleiro Gatito Fernandes. Pouco depois a galera explodiu de alegria. Eduardo cruzou na medida e Ewandro fez de cabeça.
O Figueirense não se abateu e quase empatou em seguida e com uma dupla que já vestiu a camisa rubro-negra. Badi cruzou e Rafael Moura cabeceou na trave. E se não fosse a ótima intervenção de Weverton, Ermel teria empatado. O jogador do Figueirense recebeu a bola na frente e tentou colocar por cobertura, mas o goleiro do Furacão saiu bem e evitou o gol.
Ainda antes do intervalo, o Atlético ampliou a vantagem. Ewandro fez uma linda jogada pela esquerda, passou por três marcadores e cruzou na área. Thiago Heleno fez de cabeça e não comemorou, pois já defendeu o Figueirense.
O segundo tempo começou do mesmo jeito, com os dois times criando chances. Mas aí quem brilhou foi o goleiro Gatito Fernandes. Otávio fez boa jogada pela esquerda e cruzou, Vinícius pegou de primeira e o goleiro do Figueirense fez um milagre, colocando para escanteio. Pouco depois, Otávio arriscou de longe e Gatito defendeu.
E quando parecei que o Atlético faria o terceiro gol, o Figueira descontou. O zagueiro Bruno Alves, sozinho na área, escolheu o canto e cabeceou sem chances para Weverton. Aí foi uma alternância de chances dos dois lados.
Nikão recebeu de costas para o gol, deu um giro e mandou a bomba, mas Gatito Fernandes defendeu, colocando para escanteio. Pouco depois, Walter, que entrou no lugar de André Lima, arriscou de fora e o goleiro do Figueira, mais uma vez, colocou para escanteio.
Nos minutos finais, o time catarinense foi para a pressão e por muito pouco não frustrou a torcida atleticana. Aos 44, Ortega chutou de dentro da área e acertou o travessão de Weverton, que apenas ficou olhando. Na sequência, Rafael Moura cabeceou com muito perigo.
Só que a última chance de gol foi do Furacão. Nikão recebeu passe de Walter e, dentro da área, chutou com força. Gatito Fernandes apareceu de novo e colocou para escanteio. E não deu tempo para mais nada. Vitória do Atlético, que tirou um peso das costas dos jogadores.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO
1º turno – 4ª Rodada
ATLÉTICO-PR 2×1 FIGUEIRENSE
ATLÉTICO-PR
Weverton; Eduardo, Cleberson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio e Hernani (Deivid); Nikão e Vinícius; Ewandro (Pablo) e André Lima (Walter).
Técnico: Paulo Autuori.
FIGUEIRENSE
Gatito; Ayrton, Bruno Alves, Jaime e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jocinei (Michael Ortega), Ferrugem (Dudu) e Bady; Ermel (Guilherme Queiroz) e Rafael Moura.
Técnico: Vinícius Eutrópio.
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Marcelino Castro de Nazaré (PE)
GOLS: Ewandro aos 22; Thiago Heleno aos 43 do 1º tempo; Bruno Alves aos 28 do 2º tempo.
Cartões amarelos: André Lima, Thiago Heleno (CAP); Jaime (FIG)
Público pagante: 10.479
Público total: 12.102
Renda: R$ 172.350,00