Na temporada em que vai voltar a disputar a Copa Libertadores, o Atlético terá que achar um substituto para o volante Hernani, que teve sua negociação com o Zenit, da Rússia, confirmada nesta sexta-feira (16). O camisa 23, marcado por sua regularidade ao longo do Campeonato Brasileiro, e também pelos bons chutes de longa distância, ganhou a confiança do técnico Paulo Autuori, foi titular absoluto do Furacão e encontrar um substituto a altura não será tarefa das mais fáceis para a diretoria e comissão técnica do Rubro-Negro.
Dentro do próprio elenco, o treinador tem duas opções. A principal delas é o volante Matheus Rossetto, que foi utilizado com certa frequência pelo comandante ao longo do Brasileirão e é o jogador que mais se assemelha com as características de Hernani, sobretudo por sua saída de bola mais qualificada. Assim, Autuori não teria que mudar a forma de atuar da equipe na próxima temporada.
Outra opção seria o experiente volante Deivid, de 27 anos, que está no clube desde 2008. Depois de conviver com algumas lesões no decorrer da temporada, o jogador se recuperou na reta final do Brasileirão, mas com a dupla de volantes formada por Otávio e Hernani em alta, o camisa 5 teve poucas oportunidades e terminou esta ano em baixa.
Se Deivid for o escolhido para atuar ao lado de Otávio, o Atlético deverá perder um pouco da sua saída de bola qualificada e da chegada a frente para chutes de média e longa distância, que foram marcas registradas de Hernani no clube, uma vez que Deivid tem características mais defensivas e de marcação. O time de Paulo Autuori, assim, deverá ficar um pouco mais defensivo para os desafios da próxima temporada.
Por fim, Lucho González também poderia ser mais recuado e fazer o papel de segundo volante. Embora esteja atuando de maneira mais ofensiva no Furacão, ele exerceu esta função no River Plate, da Argentina, antes de desembarcar na Argentina. Aos 35 anos, porém, a baixa velocidade para marcar e atacar poderia ser um ponto negativo.
Além dessas peças de reposição dentro do próprio elenco, a diretoria atleticana, nos bastidores, segue trabalhando para também encontrar um substituto para Hernani. Ontem, surgiu o nome do experiente meia argentino Dátolo, que estava no Atlético-MG e que também atua como volante. O jogador de 32 anos já se despediu do Galo e o departamento de futebol do Furacão está monitorando o armador para um possível acerto. As duas partes, inclusive, já conversaram, mas estão esbarrando no acerto financeiro. Até aqui, o Rubro-Negro considera a pedida salarial do argentino alta. No futebol brasileiro, além do time mineiro, Dátolo já vestiu a camisa do Internacional nos anos de 2012 e 2013.
Ao mesmo tempo, o clube tenta a renovação de peças importantes, casos dos zagueiros Paulo André e Thiago Heleno, do lateral-direito Léo e do atacante André Lima.