Só pedreira

Atlético aproveita semana de treinos pra se preparar pra decisões

Lucho González aprovou período para treinar e melhorar estratégia do time. Foto: Aniele Nascimento

Depois de vencer a Chapecoense por 3×1, na quarta-feira passada, o Atlético teve um final de semana diferente. Sem jogos no sábado ou no domingo, por conta das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o técnico Paulo Autuori teve tempo para trabalhar e preparar o time para uma semana que promete ser decisiva.

Na quinta-feira, o Furacão enfrenta o Grêmio, às 21h, na Arena Grêmio, em um duelo direto por um lugar no G6. No momento, o Rubro-Negro é o sexto colocado, com 45 pontos, apenas dois a mais que o tricolor gaúcho, o oitavo. Ou seja, se perder em Porto Alegre, o time atleticano sai da zona de classificação para a Libertadores.

Depois, no domingo, terá o clássico contra o Coritiba, às 17h, fora da Arena da Baixada – o Atletiba será na Vila Capanema por conta do show do italiano Andrea Bocelli no Joaquim Américo -. Ou seja, diante de um adversário próximo na tabela, e o confronto com o maior riva, o Atlético terá dois confrontos que podem ser determinantes para o futuro no Brasileirão.

Internamente, o foco é jogo a jogo. Por isso, antes de se preocupar com o Coxa, o meia Lucho González, o mais experiente do grupo, primeiro quer pensar no Grêmio, a quem ele elogiou bastante.

“É uma equipe que está com um treinador novo, aplicando suas ideias. Em casa, eles são fortes e vão querer conquistar a vitória. Mas estaremos preparados. Ainda temos um tempo para trabalhar e finalizar da melhor maneira nossa estratégia”, afirmou o camisa 3 do Furacão, ao site oficial do clube.

Pensamento compartilhado pelo técnico Paulo Autuori. O treinador tem aproveitado estes dias para recuperar alguns jogadores que estavam no departamento médico, casos do volante Deivid e do meia Nikão, mas também para corrigir algumas falhas que o time apresentou, principalmente como visitante.

“Temos que pensar em um de cada vez. Vamos recuperar a equipe, trabalhar dentro daquilo que podemos trabalhar e fazer um jogo tão bom quanto fizemos pela Copa do Brasil no tempo normal”, afirmou o comandante atleticano.

A vitória sobre o Grêmio pela Copa do Brasil, aliás, foi a última do Furacão fora de casa. Pelo Brasileirão, isso não acontece desde o dia 11 de julho, quando bateu o Cruzeiro por 3×0 no Mineirão. Curiosamente, naquela ocasião, Autuori teve oito dias para preparar a equipe, quase o mesmo tempo de agora, quando teve sete dias.

Depois daquele duelo contra a Raposa, o Atlético fez mais seis jogos longe de casa pelo Campeonato Brasileiro, somando seis derrotas e não marcando um gol sequer. Por isso, a atenção é redobrada, até para chegar embalado ao clássico e somar seis pontos em uma semana.

“O último jogo que tivemos contra o Grêmio foi bom. Mas era outro torneio, outro momento. Agora, é pelo Brasileiro. Eles também estão lutando por uma vaga na Libertadores. Acho que será um jogo muito competitivo, que teremos que impor o nosso ritmo e buscar o resultado positivo”, afirmou o lateral-esquerdo Nícolas.