Querendo voltar para a briga por uma vaga no G7 do Campeonato Brasileiro, o Atlético tentará se recuperar diante de justamente quem vive uma situação bem diferente. Dos 13 jogos que ainda tem pela frente, o Furacão só pega quatro times que estão à frente dele: Corinthians e Palmeiras, na Arena da Baixada, e Cruzeiro e Botafogo, fora de casa. Nas outras nove partida, adversários que, atualmente, estão brigando para escapar do rebaixamento.

continua após a publicidade

Inclusive, os próximos seis compromissos serão diante do pelotão debaixo da classificação. Na sequência, o Rubro-Negro encara, Atlético-MG (11º), Atlético-GO (20º), São Paulo (17º), Vitória (16º), Sport (14º) e Chapecoense (10º). Depois, encerra a série ao encarar Cruzeiro (5º), Corinthians (1º) e Botafogo (6º).

Nessa projeção, é considerada a proximidade em termos de pontos da zona da degola. Se a rodada for toda negativa, o Atlético, perdendo pro Galo neste domingo, na Arena da Baixada, pode cair para o 11º lugar, sendo ultrapassado por Vasco, Chape e o próprio time mineiro. No entanto, estes três clubes, no momento, estão mais perto da ZR do que do G7. O clube carioca, por exemplo, é o nono, com 32 pontos, dois a menos que o Atlético, sete a menos que o Flamengo, mas só quatro acima do São Paulo.

E contra este bolo de times que ainda se preocupam com a parte debaixo da tabela, o Furacão leva uma boa vantagem. Até aqui, jogou 15 vezes, somando oito vitórias, três empates e quatro derrotas, contando primeiro e segundo turnos. Se levar em consideração apenas os adversários que tem pela frente, os números são ainda melhores, com seis vitórias, um empate e duas derrotas.

continua após a publicidade

Confira a classificação completa do Brasileirão!

A melhora de desepenho se dá justamente pelo fato de que o Rubro-Negro iniciou a primeira série de quatro vitórias consecutivas diantes dos próximos quatro adversários. Além disso, as duas primeiras da segunda série foram também contra quem briga para não cair (Vasco e Avaí).

continua após a publicidade

Ou seja, com o Corinthians cada vez mais isolado na liderança e o Cruzeiro já garantido na Libertadores por causa do título da Copa do Brasil, o Atlético só terá confronto direto por uma vaga na Libertadores contra o Botafogo e o Palmeiras, que já está nove pontos acima. Assim, a chance de voltar a encostar no G7 e entrar na briga pelo torneio continental de vez passa por não perder pontos para aqueles que estão com os piores rendimentos na competição.