Sem bobear

Atlético aposta no confronto contra quem briga pra não cair pra voltar ao G7

Dos nove adversários que o Atlético tem que ainda estão na briga contra o rebaixamento, foram seis vitórias. Foto: Albari Rosa

Querendo voltar para a briga por uma vaga no G7 do Campeonato Brasileiro, o Atlético tentará se recuperar diante de justamente quem vive uma situação bem diferente. Dos 13 jogos que ainda tem pela frente, o Furacão só pega quatro times que estão à frente dele: Corinthians e Palmeiras, na Arena da Baixada, e Cruzeiro e Botafogo, fora de casa. Nas outras nove partida, adversários que, atualmente, estão brigando para escapar do rebaixamento.

Inclusive, os próximos seis compromissos serão diante do pelotão debaixo da classificação. Na sequência, o Rubro-Negro encara, Atlético-MG (11º), Atlético-GO (20º), São Paulo (17º), Vitória (16º), Sport (14º) e Chapecoense (10º). Depois, encerra a série ao encarar Cruzeiro (5º), Corinthians (1º) e Botafogo (6º).

Nessa projeção, é considerada a proximidade em termos de pontos da zona da degola. Se a rodada for toda negativa, o Atlético, perdendo pro Galo neste domingo, na Arena da Baixada, pode cair para o 11º lugar, sendo ultrapassado por Vasco, Chape e o próprio time mineiro. No entanto, estes três clubes, no momento, estão mais perto da ZR do que do G7. O clube carioca, por exemplo, é o nono, com 32 pontos, dois a menos que o Atlético, sete a menos que o Flamengo, mas só quatro acima do São Paulo.

E contra este bolo de times que ainda se preocupam com a parte debaixo da tabela, o Furacão leva uma boa vantagem. Até aqui, jogou 15 vezes, somando oito vitórias, três empates e quatro derrotas, contando primeiro e segundo turnos. Se levar em consideração apenas os adversários que tem pela frente, os números são ainda melhores, com seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Confira a classificação completa do Brasileirão!

A melhora de desepenho se dá justamente pelo fato de que o Rubro-Negro iniciou a primeira série de quatro vitórias consecutivas diantes dos próximos quatro adversários. Além disso, as duas primeiras da segunda série foram também contra quem briga para não cair (Vasco e Avaí).

Ou seja, com o Corinthians cada vez mais isolado na liderança e o Cruzeiro já garantido na Libertadores por causa do título da Copa do Brasil, o Atlético só terá confronto direto por uma vaga na Libertadores contra o Botafogo e o Palmeiras, que já está nove pontos acima. Assim, a chance de voltar a encostar no G7 e entrar na briga pelo torneio continental de vez passa por não perder pontos para aqueles que estão com os piores rendimentos na competição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna