A derrota do Atlético por 1×0 contra o Avaí no último domingo (26), somada à vitória por 2×1 do São Paulo sobre o Coxa, no Couto Pereira, fez o Rubro-Negro cair duas posições na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense, que tinha o mesmo número de pontos do Furacão, também venceu e subiu três posições, se beneficiando dos resultados adversos dos concorrentes diretos na luta pela Libertadores.
- Jogadores do Atlético falam em obrigação de vencer o Palmeiras
- Treinador admite: o Rubro-Negro não treina cobranças de pênalti
- Sem alma, Atlético perde outra como se nada tivesse acontecido
Com 48 pontos na tabela, o time comandado por Fabiano Soares não apenas reduziu drasticamente as chances de se classificar para a Libertadores como também passou a ver a classificação à Copa Sul-Americana sensivelmente ameaçada, já que hoje a equipe ocupa a 13ª colocação, a última que garante a vaga no torneio. O Fluminense vem na cola, com 46, e apesar da derrota para o Sport, na última rodada, ainda sonha em se classificar para a Sul-Americana.
No entanto, é importante reforçar que o Rubro-Negro ainda depende apenas de si para se garantir nesta competição: um empate já deve ser suficiente para garantir o calendário. Uma derrota, no entanto, força a torcida para empate ou derrota do Fluminense contra o já rebaixado Atlético-GO.
Já na Libertadores a situação é bem mais complexa e depende de uma série de fatores. Além de ter de conquistar mais três pontos na partida contra o Palmeiras, neste domingo, a partir das 17h, na Arena, o Furacão tem de torcer para uma série de resultados, inclusive fora do Brasileirão.
É que se o Grêmio se sagrar campeão da Libertadores e o Flamengo ficar com a faixa da Sul-Americana, mais duas vagas para a Libertadores se abrem para a fase de grupos: 7º e 8º colocados podem se garantir na competição mais importante do continente. O Grêmio venceu o primeiro jogo da final, contra o Lanús (ARG), na semana passada, por 1×0, e decide o título nesta quarta-feira (29) na casa do adversário.
Já o Flamengo bateu o Junior Barranquilla por 2×1 no jogo de ida da semifinal, disputado no Rio, e vai à Colômbia nesta quinta-feira (30) para decidir quem vai à final com o vencedor da disputa entre Independiente (ARG) e Libertad (PAR). Esta partida está agendada para as 22h15 de hoje. No primeiro compromisso, os paraguaios venceram por 1×0.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
Mesmo que Grêmio e Flamengo se deem bem e o Furacão derrote o Palmeiras, os atleticanos vão precisar torcer, ainda, para a derrota da Chapecoense, diante do Coritiba, na Arena Condá, e do Atlético-MG, que encara o Grêmio na derradeira partida do Brasileirão 2017. O São Paulo, que enfrenta o Bahia, também tem de empatar para que o sonho da Libertadores se concretize para o Furacão. Por isso, o Atlético entra na rodada com a bola no pé e a calculadora na mão e na torcida para garantir um calendário robusto e lucrativo para 2018.