Confirmado na disputa da Libertadores, o Atlético deverá deixar, em alguns momentos, o Campeonato Paranaense um pouco de lado na próxima temporada. Assim, o Furacão poderá dar mais uma vez oportunidades para jogadores mais jovens do elenco, repetindo a prática já feita em outras temporadas, quando jogadores como os volantes Hernani e Otávio, e os laterais Léo e Sidcley, por exemplo, foram revelados e subiram para o time profissional.
No Campeonato Brasileiro deste ano, quando o Rubro-Negro fez uma grande campanha, o técnico Paulo Autuori utilizou muitos jogadores da base atleticana e gostou do que viu. O treinador, inclusive, já avisou que deverá voltar a utilizar atletas mais jovens na disputa do Paranaense.
“O objetivo é usar os jovens em algumas situações no Estadual. Eles já tiveram uma experiência no Brasileirão e vão dar uma resposta melhor ainda. Vamos aproveitar essa base quando não tivermos condições de repetir equipe. Mas sempre sem mudanças radicais”, afirmou ele, após o empate com o Flamengo, no último domingo (11), na Arena da Baixada, quando garantiu a presença na Libertadores.
Assim, em algumas partidas do Estadual, o torcedor atleticano deve ver novamente a prática utilizada pelo clube nos anos de 2013, 2014 e 2015, quando utilizou sua equipe sub-23 no campeonato, enquanto seu time principal fazia uma pré-temporada mais longa. Logo no primeiro ano, o Atlético chegou à final do certame, mas perdeu para o Coritiba. Nos outros dois anos, parou no meio do caminho.
No Brasileirão deste ano, dos jogadores mais jovens utilizados por Paulo Autuori, os que mais se destacaram foram o lateral-esquerdo Nícolas e os meias João Pedro e Matheus Rossetto. Também ganharam uma oportunidade o zagueiro José Ivaldo, o lateral-esquerdo Renan Lodi e os atacantes Giovanny (que veio ainda na base do Guaratinguetá) e Guilherme Schettine.