FUNCAP

Após crise, mais uma semana de tensão fora de campo no Atlético

Na madrugada do sábado (20), a Arena recebeu faixas contra Mário Celso Petraglia e a favor do meia Vinícius. Foto: Reprodução/Facebook
Na madrugada do sábado (20), a Arena recebeu faixas contra Mário Celso Petraglia e a favor do meia Vinícius. Foto: Reprodução/Facebook

A semana que passou no Atlético foi muito tensa. Apesar da derrota do domingo (21) para o Atlético-MG, o momento é de trégua para festejar Weverton, de volta após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Mas os próximos dias serão muito complicados dentro e fora de campo. Dentro, tem a estreia nas oitavas de final na Copa do Brasil, quarta, na Arena, contra o Grêmio. E na segunda, dia 29, tem o Botafogo pelo Brasileirão, também em casa. Só que o maior agito está mesmo fora de campo.

No meio da crise que demitiu o diretor Paulo Carneiro, fez Walter ir para o Goiás e obrigou Vinicius a treinar separado, um novo componente foi adicionado. O Conselho Deliberativo do Atlético, presidido por Mário Celso Petraglia, marcou para o sábado (27), às 9h, uma reunião extraordinária que pode ser decisiva para a história do clube.

O encontro já seria tenso por alguns de seus temas. Como o julgamento do recurso do ex-presidente Marcos Malucelli e do ex-diretor Alfredo Ibiapina, que foram expulsos do quadro social por decisão da mesa diretora do conselho. Além da discussão sobre as torcidas organizadas, pois a briga está aberta entre a diretoria (quer dizer, Petraglia) e as facções Os Fanáticos e Ultras.

Mas a “pauta-bomba” é definida sinteticamente e colocada bem no meio dos outros assuntos: “Deliberação sobre a FUNCAP”. A FUNCAP, ou Fundação CAP, é um mecanismo que, segundo Petraglia, seria para proteger o Atlético de possíveis más gestões, e para a oposição é a forma explícita de transformar o cartola na prática em dono do clube. No papel, todo o patrimônio do Furacão seria transferido para a Fundação, incluindo a Arena da Baixada, o CT do Caju e os futuros boulevard gastronômico e ginásio do CT.

Desde a convocação da reunião, que aconteceu nasexta passada, a oposição está se articulando para suspender o encontro ou para impedir que a FUNCAP seja aprovada pelos conselheiros. O que é certo é que esta semana será pra lá de agitada no Furacão – o que ficou evidente com as faixas contra a diretoria e a favor de Vinicius colocadas no sábado (20) na entrada da Arena da Baixada.