Pelo menos dentro de campo, o Atlético tem motivos de sobra para apagar da memória a temporada de 2015. Com os fracassos no Paranaense, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, além de uma campanha de altos e baixos no Brasileiro, o clube decidiu, com as cinco contratações, mudar o perfil do seu elenco para 2016. Assim, o Furacão contará com jogadores mais experientes no ano que vem.
Durante este ano, o técnico Milton Mendes, que esteve à frente do time em grande parte da temporada, colocou a culpa na falta de experiência e vivência da equipe para justificar alguns resultados negativos. De fato, a versão de 2015 do Furacão apostou em alguns garotos, como o zagueiro Cléberson, o lateral-esquerdo Sidcley, os volantes Otávio e Hernani, o meia Marcos Guilherme e o atacante Crysan.
Apesar do bom rendimento da maioria deles, o Atlético sofreu com a falta de experiência e, por isso, o clube decidiu apostar em jogadores mais rodados. Dos cinco contratados até aqui, quatro possuem diversas passagens por grandes clubes do futebol brasileiro e a média de idade é 27 anos.
Defesa
O mais experiente é o zagueiro Paulo André, de 32 anos, que defendeu o clube há dez anos. Identificado com o Rubro-Negro, ele deve ter uma vaga no time. O zagueiro Thiago Heleno, de 27 anos, também deve brigar por uma das vagas entre os titulares. Dos defensores que ficaram, Cléberson foi o que terminou melhor a temporada, fazendo, inclusive, três gols na reta final do Brasileirão.
Ataque
As outras três contratações vão reforçar o ataque. O meia Vinicius, de 24 anos, depois de uma boa temporada pelo Fluminense, deve ser titular no setor de criação. No ataque, o Rubro-Negro, com o acerto com o atacante Walter cada vez mais complicado, decidiu apostar no experiente André Lima, de 30 anos, para ser o novo homem gol da equipe.
Além dele, o Atlético acertou a contratação de Anderson Lopes que, com 22 anos, é o jogador mais novo contratado até agora. O novo centroavante disputará uma vaga com Crysan, Ewandro e Cléo.