A vitória por 2×1 sobre o Internacional, no domingo, recolocou o Atlético na briga por um lugar no G4. Uma situação que já parecia complicada de acontecer, por conta da campanha recente do time no Campeonato Brasileiro. Nos últimos seis jogos, o Furacão somou apenas seis pontos, mas está a apenas quatro do quarto colocado, o Corinthians. Muito por conta da irregularidade que vem acontecendo na competição.
Os três primeiros colocados – Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, mantiveram as boas campanhas e abriram um pouco de vantagem em relação aos demais. Mas o restante segue oscilando no campeonato e, assim, criou um novo bolo na tabela. Do Corinthians, quarto colocado, à Chapecoense, 11ª, a diferença é de apenas seis pontos. Assim, a disputa pela quarta vaga na Libertadores do ano que vem está completamente aberta.
Para se ter uma ideia, o Grêmio, sexto colocado, somou cinco pontos nos últimos seis jogos, enquanto o Santos conseguiu seis e o Corinthians sete. Uma queda de produção que permitiu com que o Rubro-Negro, mesmo não apresentando um bom futebol, seguisse no pelotão de cima.
Até aqui, o Atlético é uma das equipes que mais oscila no Brasileirão. Ao mesmo tempo que é o melhor mandante ao lado do Palmeiras (80,5%), tem apenas uma vitória a menos de quem está no G4 atualmente e tem a melhor defesa da competição, com apenas 22 gols sofridos, tem também o terceiro pior ataque, com 23 gols, à frente apenas de Figueirense (22) e América-MG (15), e com dez derrotas, já perdeu mais que quem está na zona de rebaixamento atualmente (o Figueirense, 17º, foi derrotado nove vezes).
No segundo turno, o Furacão tem apenas a 11ª melhor campanha, com seis pontos, mas está à frente de Corinthians e Grêmio, que no geral estão melhor posicionados. Além disso, teve um início melhor que no primeiro turno, quando nos mesmos cinco jogos havia somado cinco pontos.
Por isso, em meio a tanta irregularidade ao longo de todo o Brasileirão, a confiança interna no Atlético é grande e o meia-atacante Pablo acredita que se o time melhorar o desempenho fora de casa, começando pelo duelo contra o Santa Cruz, amanhã, às 21h, no Arruda, tem tudo para terminar entre os quatro melhores.
“Nosso objetivo é esse. Sabemos as equipes que têm qualidade para brigar e nosso objetivo é a Libertadores. Sabemos da qualidade das equipes que estão nesse grupo do oitavo, nono para cima, todos têm qualidade. Então quem fizer o dever de casa e buscar pontos fora é quem vai levar isso. Temos que buscar os pontos fora porque aqui nós sabemos que com o apoio do nosso torcedor e fazendo o nosso jogo vamos conseguir os pontos”, disse ele.
Contrastes! Leia mais sobre o Atlético na coluna do Mafuz!