Valquir Aureliano |
Pedro Oldoni (ao fundo) comemora o gol da vitória rubro-negra, enquanto o goleiro Diego Cavalieri apenas lamenta. |
O Atlético venceu o Palmeiras por 2 a 1, na tarde deste domingo (16), na Arena, e se reabilitou no Campeonato Brasileiro. De quebra, o time deixa a zona de rebaixamento. Netinho e Pedro Oldoni asseguraram a oitava vitória do Rubro-Negro no certame. O zagueiro Dininho descontou para a equipe paulista. O jogo também marcou as boas estréias dos recém contratados Marcelo Ramos e Piauí.
Precisando desesperadamente de um bom resultado para escapar da área da degola e contanto com o apoio dos mais de 23 mil torcedores presentes na Arena, o time do técnico Ney Franco partiu pra cima da equipe visitante desde o início do jogo.
Numa das chances mais claras, na primeira etapa, o Furacão quase abriu o placar com Marcelo Ramos. Depois do cruzamento de Ferreira, o atacante mandou de cabeça pela linha de fundo. A bola passa tirando tinta da trave direita de Diego Cavalieri.
O Palmeiras respondeu com Makelele. O avante roubou a bola no ataque e mandou pro gol. O goleiro Viáfara, seguro, praticou a defesa. O Porco ainda teve mais um lance de perigo a favor quando Max passou pela marcação e bateu pro gol. A bola tocou na rede pelo lado de fora.
A partida seguiu equilibrada até aos 40 minutos. Numa cobrança de falta no bico da grande área, Netinho cobrou com perfeição e mandou no ângulo superior esquerdo do goleiro Diego Cavalieri.
No segundo tempo, a forte marcação inibiu as jogadas de ataque de ambas as equipes. Pelo lado do Atlético, que já encontrava dificuldades para furar o bloqueio defensivo do adversário, as coisas pioraram aos dez minutos. Ferreira dividiu de cabeça com Gustavo e levou a pior. O Colombiano precisou ser levado ao hospital, deixando o Furacão sem sua principal arma.
Com o jogo truncado, o Palmeiras chegou ao empate numa bola parada. Na cobrança de falta pela direita, a bola foi levantada na área e Dininho cabeceou pras redes.
O gol deu novo ânimo para o time visitantes que passou a ter as melhores chances. Luiz Henrique, que havia entrado no lugar de Makelele, desperdiçou a oportunidade de matar o jogo. Ele avançou pelo meio, Rogério Correia foi abrindo, e o atacante finalizou. Viáfara salvou o Atlético.
O Rubro-Negro chegou ao triunfo pelos pés do artilheiro Pedro Oldoni. A atacante que substituiu Piauí no segundo tempo, recebeu de Willian e, de cara pro gol, não perdoou e fuzilou a meta de Diego Cavalieri.
A vitória dá moral para o time que recebe o rival Paraná Clube no próximo domingo, também na Arena. O jogo pode confirmar a ascensão do Atlético dentro do campeonato e afundar de vez o rival, uma vez que trata-se de um fonfroto direto pela fuga do rebaixamento.
O Palmeiras, que segue na quinta colocação com 40 pontos, tentará a reabilitação diante do Corinthians, no Morumbi, também no domingo.