Ney Franco demonstrou ser pé-quente quando joga no Serra Dourada e, de novo neste ano, venceu o Goiás. E foi a primeira vez que o Atlético ganhou duas partidas seguidas neste Brasileirão. A vitória por 3 a 2 demonstrou uma evolução tática do time e quebrou a invencibilidade da equipe esmeraldina que não perdia em casa há quatro meses. Os três pontos dão um fôlego a mais ao Furacão e a tranqüilidade para enfrentar o Fluminense no fim de semana.
O Atlético iniciou a partida ditando o ritmo. Bem postados em campo, os rubro-negros tocavam a bola e aproveitavam os erros de passe do adversário para sair em velocidade. O sistema com três zagueiros deu liberdade aos alas Jancarlos e Edno que, constantemente, subiam ao ataque para dar opção aos atacantes.
Contando com a apatia do adversário, o Rubro-Negro dominou as ações e criou diversas chances para abrir o placar. A melhor delas aos 35. Jancarlos roubou a bola no meio-campo e avançou até a entrada da grande área. Tocou para Ferreira, que foi travado na hora do chute. O colombiano foi o maestro atleticano no 1.º tempo, chamando o jogo e armando os contragolpes. Ramon, que deveria ser o responsável pela criação do time, foi o destaque negativo.
O Goiás em nenhum momento lembrou a equipe quase imbatível jogando em seus domínios. Pressionado pela boa marcação atleticana, o time não rendeu e só chegou à meta de Viáfara num chute de longa distância de Diego. Na saída do 1.º tempo, a boa apresentação rubro-negra foi ressaltada pelos jogadores, que lamentaram apenas não ter marcado nenhum gol.
Notando que o Goiás estava sendo dominado, Paulo Bonamigo fez duas substituições no intervalo, enquanto Ney Franco trocou Ramon por Netinho. O jogo ganhou em velocidade e também em emoção. Aos 12 minutos, Paulo Baier abriu o placar, mas o Atlético não se abateu e passou a pressionar. As 24, Netinho empatou o jogo num golaço. Três minutos depois, Pedro Oldoni precisou de duas chances para empurrar para o fundo da rede e virar o marcador. Entusiasmado, o Furacão partiu pra cima e fez o terceiro, com William. Quando a vitória parecia consolidada, Paulo Henrique descontou para o Goiás aos 40 minutos e pôs fogo no jogo. O Atlético soube cadenciar a partida e somar mais três pontos no Brasileirão.
Atlético segue se reforçando
Jogadores ainda nem estrearam, mas reforços não param de ser cogitados no Atlético. A bola da vez é o lateral-esquerdo Piauí (Edson Décimo Alves Araújo), 24 anos, que estava disputando a Série B pelo Santa Cruz. Após a partida do time pernambucano contra o Fortaleza, na terça-feira, no Estádio do Arruda, o jogador deu declarações se despedindo do torcedor tricolor e contando que estava se transferindo para o Atlético Paranaense. Piauí se destacou no Porto (Caruaru) e, em maio, foi emprestado ao Santa Cruz. Conforme informações da imprensa de Recife, o lateral desembarcaria ainda ontem em Curitiba.
A transação envolvendo Piauí e o suposto interesse do Atlético no atacante Marcelo Ramos, não agradou o presidente do Santa Cruz, Edson Nogueira. No site oficial do clube, o dirigente criticou a forma como a negociação foi encaminhada e o assédio de um empresário conhecido por Nivaldo – que seria representante do clube paranaense em Pernambuco – a outros jogadores da Cobra Coral.
A diretoria do Furacão foi procurada para comentar as declarações do presidente do Santa Cruz e se o tal empresário Nivaldo tem vínculo com o Rubro-Negro. Porém, a assessoria de imprensa informou que, se necessário, o Atlético se manifestaria através do site oficial.
No momento, o Rubro-Negro conta com quatro opções para a lateral-esquerda (Edno, Michel, Alessandro e Dudu). Edno tem sido o titular da equipe e Alessandro, recentemente contratado de um time australiano, até agora não disputou nenhuma partida inteira pelo Furacão.
Mais um
Outro jogador que está definitivamente acertado com o Atlético é o jovem atacante Wallyson Ricardo Maciel, 19 anos. O nome dele consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, como atleta do Furacão desde o dia 4 de setembro. Atualmente, o jogador defende as cores do ABC e deverá permanecer em Natal enquanto durar a campanha do clube potiguar na Série C. O ABC acabou de se classificar à terceira fase da competição.
Wallyson já esteve treinando no CT do Caju em maio deste ano, mas devido a um problema envolvendo o procurador dele, não assinou com o Atlético e retornou a Natal. O jogador é apontado como a grande revelação do futebol potiguar.
24ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Goiás 2 x 3 Atlético/ PR
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Goiás: Harlei, Leonardo, Paulo Henrique e Ernando; Fábio Bahia, Cléber Gaúcho (Fábio no intervalo), Harrison (Cristiano aos 41° do 2º), Paulo Baier e Diego; Rinaldo e Felipe (Vitor no intervalo). Técnico: Paulo Bonamigo
Atlético/PR: Viáfara; Rhodolfo, Antônio Carlos e Danilo; Jancarlos, Valencia, Ramon (Netinho no intervalo), Claiton e Edno (Dinei aos 15° do 2º); Ferreira e Pedro Oldoni (William aos 32° do 2º). Técnico: Ney Franco
Árbitro: Cleber Welington Abade (SP)
Auxiliares: Valter José dos Reis (FIFA-SP) e Aline Lopes Lambert (SP)
Gols: Paulo Baier (G) aos 12° e Netinho (A) aos 24°, Pedro Oldoni (A) aos 27°; William (A) aos 36° e Paulo Henrique (G) aos 40° do 2º
Cartões amarelos: Ramón, Valencia(A); Paulo Baier e Paulo Henrique (G)