Cercado de muita expectativa pela possibilidade de enfrentar a seleção brasileira sub-20 e mostrar alguns jogadores para olheiros da CBF, o amistoso de ontem do Atlético serviu mais para garantir a convocação de Dagoberto e Ivan e treinar o time para o campeonato brasileiro. Após um primeiro tempo sonolento, o Rubro-Negro despertou na segunda etapa e, em ritmo de várzea, venceu fácil os pupilos de Valinhos por 3 a 1. Mais do que o resultado, a partida serviu para apresentar aos torcedores a nova safra de atletas formados no CT do Caju.
Pelas circunstâncias dos desfalques e pela possibilidade de mostrar alguns jogadores para o técnico da seleção brasileira sub-23, Ricardo Gomes, o técnico Osvaldo Alvarez escalou o time seis jogadores formados em casa (David, Ivan, Rodriguinho, Jádson, Selmir e Dagoberto) e terminou com oito ex-juniores (Cléber, Juliano, Ígor, Ivan, Alan Bahia, Rodriguinho, Fabinho e Dagoberto). “Sem nenhuma preocupação com o resultado, deu para o torcedor ver o trabalho que o clube está fazendo”, analisou Vadão.
Até por isso a torcida não pegou tanto no pé dos que estavam em campo. Nem na repetição de erros primários. Os mais de seis mil torcedores presentes (segundo a divulgação no estádio) aplaudiram tanto o Furacão quanto a seleção brasileira sub-20. Um comportamento elogiado até por Valinhos. “Eu queria agradecer aos torcedores do Atlético que aplaudiram a seleção”, disse o treinador da sub-20. Para ele, é muito importante num começo de carreira receber esse incentivo de uma torcida adversária.
E, os jogadores de Valinhos precisarão muito de incentivo. Pelo demonstrado na partida de ontem, a seleção terá que se empenhar muito mais para enfrentar os Jogos Pan-americanos. Enquanto o time de Vadão cresceu após o primeiro gol, a equipe canarinha mostrou muito pouco durante toda a partida. Sonolenta, a partida só melhorou quando Dagoberto começou a mostrar futebol a partir dos 35 minutos. Foram quatro tentativas de furar o bloqueio amarelo até ele receber um lançamento, cortar para o pé esquerdo e chutar no canto de Fernando Henrique. O volante Isaías ainda tentou ampliar, mas o goleiro da seleção segurou o placar.
Na segunda etapa, logo após a bola começar a rodar, Ricardinho invadiu a área e sofreu pênalti. Dagoberto cobrou mal e Fernando Henrique aproveitou para mostrar sua competência e defender. O lance motivou um pouco mais a sub-20, mas faltou competência e entrosamento para o time de Valinhos empatar. Aos 14, o amistoso virou jogo de várzea e após o árbitro expulsar o zagueiro Daniel permitiu a substituição do mesmo. Neste ritmo, cada equipe realizou sete alterações e os times ficaram totalmente desfigurados.
Mais entrosado, apesar de tudo, o time de Vadão continuou tentando e chegou ao segundo gol depois de um cruzamento de Ivan. Fabinho, que ainda não tinha tocado na bola, só aparou e fez o segundo. Logo após, foi a vez de Dagoberto mostrar porque é um dos melhores do elenco. Ele arriscou do meio da rua e fez mais um, para se redimir do pênalti perdido. A seleção diminuiu através do paranista Dennys, que também só aparou um cruzamento da direita.
Adriano vai ficar até 2004
Os dirigentes do Atlético garantiram ontem que o meia Adriano irá permanecer na Baixada por mais um ano. O contrato do meia, que está disputando a Copa das Confederações com a seleção brasileira, termina na próxima segunda-feira e deverá ser renovado com o Olympique de Marselha. A informação foi dada pelo diretor de futebol Alberto Maculan, que acredita não haver problema para a permanência de Gabiru no clube.
“Já estamos conversando com o pessoal do Olympique e praticamente já está tudo acertado”, promete o dirigente. De acordo com ele, entre o jogador e o Rubro-Negro já está tudo certo. O novo contrato iria até junho do ano que vem. As novas informações, no entanto, desmentem o que o próprio clube havia divulgado no início do ano de que o contrato de Adriano tinha sido renovado até dezembro de 2004.
Além de Adriano, o clube estava negociando com o meia Nélio, do Flamengo, mas as conversas emperraram novamente. Após acertar sua renovação com o clube carioca e acertar a vinda para a Baixada, o meia voltou a acionar o time da Gávea na Justiça e continua com o futuro indefinido. Cláusulas salariais e percentuais sobre uma possível venda foram os novos ingredientes colocados na novela que envolve a transferência do jogador, que desde janeiro não atua em uma partida oficial de futebol e conversa com dirigentes rubro-negros.
Time
Com folga hoje, o técnico Osvaldo Alvarez começa a preparar a equipe para enfrentar o Vitória amanhã. Na expectativa para saber se poderá contar com Kléberson, Adriano e Ilan (se a seleção se desclassificar, eles podem chegar a tempo de jogar no domingo), amanhã começam os treinamentos para acertar o time. Além deles, Vadão torce pela recuperação do volante Luciano Santos, que sentiu a virilha no treinamento da quinta-feira e foi poupado do amistoso contra a seleção sub-20. Se a seleção se classificar, o time-base será o mesmo que jogou o amistoso.
AMISTOSO
Local: Arena da Baixada
Arbitragem: Marcos Tadeu Silva Mafra (PR), auxiliado por Vagner Vicentin (PR) e Francisco do Prado (PR)
Gol: Dagoberto aos 42 do 1.º tempo; Fabinho aos 28, Dagoberto aos 36 e Dennys aos 43 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Marcelo Matos, Douglas Silva, Jádson, Wendel, Dagoberto
Expulsão: Daniel
Público total: 6.239
Público pagante: 5.267
Renda: R$ 27.010,00
ATLÉTICO
3 X 1
SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20
ATLÉTICO
Diego (Cléber), David (Lê), Capone (Juliano), Rogério Correia (Ígor), Ivan, Isaías, Douglas Silva (Alan Bahia), Rodriguinho, Jádson (Fabinho), Selmir, (Ricardinho), Dagoberto, Técnico: Osvaldo Alvarez
SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-20
Fernando Henrique, Coelho (André Luís), Daniel (Ígor), Sílvio, Jean , (Leandro), Wendel, Marco Antônio (Reinaldo), Marcelo Matos (Bruno Moraes), Fernandinho (Moreno), Marcelo Nicácio, Tiago Quirino (Dennys) Técnico: Valinhos