Atlético vence e decide vaga contra o eliminado Iraty

O Atlético praticamente assegurou a vaga na semifinal do Paranaense ao derrotar por 2 a 1 o Engenheiro Beltrão, ontem, na Arena. Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a liderança do Grupo A com 9 pontos, com melhor saldo que o Paraná, e decide em casa a sua situação diante do eliminado Iraty. Na partida decisiva, no próximo domingo, o Furacão só não garante a vaga se for goleado pelo Azulão e o Beltrão vencer o Tricolor.

Todos esperavam um jogo difícil, como foram os dois últimos encontros entre Atlético e Engenheiro Beltrão. Porém, o time do noroeste tratou de facilitar a vida do Furacão ainda no 1.º tempo. Aos 19 minutos, Givanildo foi expulso infantilmente após discutir com o árbitro. A partir daí, com um homem a mais, o Atlético deveria ir pra cima e pressionar. Porém não foi isso que aconteceu. O adversário se retraiu e o time da casa insistiu em jogar pelo meio, cujos espaços estavam bem ocupados. A marcação forte impedia o avanço atleticano e as ligações diretas também não ajudavam na criação de jogadas. Assim o jogo ficou amarrado.

Chances

A primeira grande chance foi do Beltrão aos 27 minutos. Após cobrança de escanteio, Danilo não acompanhou e o zagueiro Neguetti cabeceou sozinho, assustando Vinícius. O Rubro-Negro trocava passes e tinha maior posse de bola, mas não conseguia furar o bloqueio adversário. Nesse quadro de pouca criatividade restou novamente a bola parada decidir a favor do Alético. Aos 43, Netinho cobrou com perfeição. 1 a 0.

No segundo tempo, Franco fez alterações no posicionamento e liberou mais Netinho e Piauí pelo meio-campo, levando Léo Medeiros – que estreava como titular – para a lateral esquerda. Com as mudanças, o time se acertou e não deixou o Engenheiro Beltrão jogar. Aos 6 minutos, em uma retomada de bola o Atlético ampliou. Netinho lançou Marcelo Ramos. O artilheiro dominou e soltou um forte chute cruzado de fora da área, assinalando seu 11.º gol no Estadual e acabando com o jejum, que já durava seis rodadas.

A blitz continuou até os 22 minutos, quando os jogadores atleticanos começaram a se preocupar com a fase seguinte e trataram de tomar cartões amarelos. Antônio Carlos, Valencia e Marcelo Ramos foram advertidos e, como não enfrentam o Iraty, foram substituídos. O nível da partida caiu e aos 34 minutos, os visitantes descontaram. Cobrança de falta do bom jogador Safira para a área atleticana. O atacante Kanu subiu sozinho e marcou.

Nos minutos restantes, o Furacão tratou de tocar a bola e segurar o resultado, num jogo fraco tecnicamente mas que valeu pela quase classificação atleticana.

Campeonato Paranaense

5.ª rodada –  2.ª fase

Atlético 2 x 1 Engenheiro Beltrão

Atlético: Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos (Zé Antônio, 22? do 2.º) e Danilo; Nei, Valencia (Rogerinho, 32? do 2.º), Léo Medeiros, Netinho e Piauí; Pimba e Marcelo Ramos (Willian, 33? do 2.º). Técnico: Ney Franco.

Eng. Beltrão: Pontelli; Marcelo, Neguetti e Diego; Muriel (Cleiton, 27? do 2.º), Eurico, Carlinhos, Safira e Givanildo; Elton (Kanu, 24? do 2.º) e Tiaguinho (Tita, 39? do 2.º). Técnico: Cláudio Piruá.

Local: Estádio Joaquim Américo, em Curitiba.

Árbitro: Antônio Valdir dos Santos.

Auxiliares: José Carlos Dias Passos e Luciano Roggenbaum.

Gols: Netinho (A), aos 43? do 1.º tempo; Marcelo Ramos (A), aos 6?, e Kanu (E), aos 34? do 2.º tempo   

Cartões amarelos: Elton, Safira, Tiaguinho e Marcelo (E); Netnho, Antônio Carlos, Valencia e Marcelo Ramos (A).

Cartão vermelho: Givanildo, aos 19? do 1.º.

Público pagante: 10.930.

Público total: 12.093.

Renda: R$ 192.727.

?O que vale são os três pontos?

Foto: Ciciro Back

Engenheiro Beltrão deu muito trabalho, mas Furacão levou a melhor.

Os jogadores do Atlético saíram de campo com o sentimento de dever cumprido. Mas sabendo também que ficaram devendo uma melhor apresentação diante do Engenheiro Beltrão, ontem, na Baixada. Para o zagueiro Danilo, ?o importante foi a vitória?. ?Deu pro gasto. Não fizemos um bom jogo, mas o resultado nos ajudou a ficar em primeiro lugar no grupo, e caminhar com mais facilidade para a classificação?, afirmou o zagueiro do Rubro-Negro.

Para o atacante Marcelo Ramos, que interrompeu um jejum de cinco jogos sem marcar, ?o adversário marcou bem, e dificultou algumas ações do Atlético?. ?O meu gol saiu num bom momento da partida. Tenho procurado me movimentar no campo. E o gol foi um pouco o resultado disso. Dominei a bola para frente e chutei forte e rasteiro?, disse o goleador, que agora tem 11 gols no campeonato. O atacante levou o terceiro cartão amarelo e está fora da próxima partida. Para Marcelo Ramos o importante será a conquista do título. ?Se vier com a artilharia, melhor. Mas primeiro penso no grupo, no todo que também quer ganhar esse campeonato?, completou o atacante.

O meia Léo Medeiros também foi discreto na sua avaliação sobre o jogo. Para o jogador ?a falta de ritmo ainda atrapalha um pouco? em relação aos demais jogadores do time. ?Agora teremos uma semana inteira para trabalhar. Com certeza estaremos melhor no próximo jogo?, finalizou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo