A um empate da final

Atlético vence e abre vantagem contra o Paraná

O Atlético deu um importante passo rumo à final do Campeonato Paranaense. Neste sábado (16), o Furacão venceu o Paraná por 2×1, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das semifinais do Estadual, e agora está a um empate da grande decisão. A vantagem, no entanto, poderia ser até melhor, se não fosse a excelente atuação do goleiro Marcos, que fechou o gol tricolor.

A partida de volta acontece no próximo domingo (24), às 16h, na Vila Capanema. Para se classificar, o time paranista precisa ganhar por dois gols de diferença. Um triunfo por apenas um gol, leva a disputa da vaga para os pênaltis.

Jogando em casa, o Atlético é quem ia para cima desde o começo. Já esperando por isso, o Paraná jogava fechado e explorava os contra-ataques na base da velocidade de Nadson e Róbson, mas sem chegar dentro da área de Weverton.

O Furacão, por sua vez, com mais posse de bola, chegava mais e dava mais trabalho para o adversário. Walter era bastante acionado, tanto dentro, quanto fora da área, mas ninguém se aproximava muito para trabalhar a jogada. E diante de uma zaga que marcava em cima, poucas vezes o goleiro Marcos trabalho.

Sem conseguir invadir a área, o jeito era arriscar de fora da área. Primeiro, Walter mandou por cima. Mas depois, Nikão abriu o placar na Arena. Aos 21 minutos, o camisa 11 soltou uma bomba de longe e acertou o ângulo esquerdo de Marcos, que até pulou na bola, mas não evitou o golaço.

Se com o 0x0 o Paraná já não conseguia tocar a bola e construir jogadas, sempre fazendo ligação direta com o ataque, a desvantagem no placar desnorteou a equipe. O Rubro-Negro se aproveitava disso para pressionar em busca do segundo. E chega com perigo. Mas, quando o Tricolor foi para o ataque, conseguiu empatar a partida. Aos 33, Robson invadiu a área e foi derrubado por Eduardo. O árbitro assinalou pênalti, que Lúcio Flávio bateu forte, praticamente no meio do gol.

A igualdade no placar fez com que o Paraná novamente se fechasse, chamando o Atlético para o ataque. Ewandro, aos 39, exigiu boa defesa de Marcos. Depois, Nikão e Walter perderam boas oportunidades.

Atlético x Paraná
Jogo foi pegado e movimentado. Foto: Daniel Castellano

Os times voltaram para o segundo tempo com o mesmo ritmo. O Atlético pressionando, e o Paraná fechado. Só que o Furacão veio disposto a marcar o segundo gol rapidamente. Em apenas dois minutos, o goleiro Marcos fez três grandes defesas.

Aos poucos, o Rubro-Negro, apesar de manter o domínio, foi diminuindo o ritmo e já não arriscava mais como antes. Para manter o time ofensivo e para pressionar ainda mais, o técnico Paulo Autuori fez mudanças. Primeiro, colocou Marcos Guilherme. Depois, André Lima. E o camisa 99 mostrou que tem estrela. Apenas dois minutos depois de entrar em campo, o atacante aproveitou bobeada da defesa e chutou cruzado. A bola ainda bateu na trave antes de morrer nas redes.

O Atlético se empolgou após o segundo gol e foi para cima de vez. Aí coube a Marcos segurar o ímpeto do adversário. Em uma delas, fez uma defesa à queima-roupa em cabeçada de Walter.

No final da partida é que o Paraná atacou um pouco mais, mas com chutes sem mira e ataques que acabavam sendo desarmados pela defesa do Atlético, que preferiu não se arriscar e garantir o 2×1.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Paranaense
Semifinal – Jogo de ida

ATLÉTICO 2 X 1 PARANÁ

Atlético: Weverton; Eduardo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Jadson (Hernani, 37 do 2º), Ewandro (Marcos Guilherme, 14 do 2º), Vinícius (André Lima, 21 do 2º) e Nikão; Walter.
Técnico: Paulo Autuori

Paraná: Marcos; Nei (Rafael Carioca, 33 do 2,º), Alisson (Basso, 45 do 2º), Zé Roberto (Demerson, 24 do 1º) e Fernandes; Jean, Anderson Uchoa, Nadson e Valber; Robson e Lúcio Flávio.
Técnico: Claudinei Oliveira

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistentes: Luiz Henrique de Souza Renesto e Weber Felipe Silva
Gols: Nikão, 21, Lúcio Flávio, 34 do 1º; André Lima, 23 do 2º
Cartões Amarelos: Eduardo, Thiago Heleno (CAP); Marcos (PAR)
Público Pagante: 14.796
Público Total: 16.912
Renda: 406.540,00

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna