Daniel e Rodriguinho
terão mais uma oportunidade.

Um Atletiba baratinho. Assim será a decisão da Copa Sesquicentenário que reunirá hoje os dois maiores rivais do futebol paranaense. Com ingressos a R$ 6,00 e meia entrada a apenas R$ 3,00, o estádio do Pinheirão, vai ser o palco da comemoração esportiva dos 150 anos de emancipação política do Estado, organizada numa parceria entre a Federação Paranaense de Futebol e a Paraná Esporte.

Reforços

Depois de passar toda a competição sem poder contar com os principais jogadores, o técnico Julio Toledo Pizza finalmente vai ganhar alguns reforços para colocar em campo hoje, às 20h30, no Pinheirão, um time mais competitivo na decisão da Copa Sesquicentenário, último compromisso oficial do clube na temporada 2003.

E para conquistar o troféu, e engordar o cofre em R$ 150 mil (prêmio concedido ao campeão), o Rubro-Negro selecionou 18 jogadores que, se não são titulares absolutos, integraram o elenco que participou do último terço do campeonato brasileiro, quando o time de Mário Sérgio obteve uma campanha até certo ponto razoável.

São os casos dos zagueiros Daniel e Alessandro Lopes, dos meias Rodriguinho e Ricardinho, além do volante Alan Bahia, sem esquecer de um ataque que promete fazer sucesso, no time principal, a partir do próximo ano, com Jádson e Lê. Com isso, o time de Julio Pizza, ganha força e consistência no meio-campo, segurança no setor defensivo, e velocidade no ataque.

Mas Júlio optou por utilizar a base da equipe que vinha jogando na Sesqui, e portanto não vai utilizar as mesmas peças que foram liberados por Mário Sérgio.

Dos onze titulares de hoje, apenas o goleiro Tiago Cardoso, o lateral Davi e o zagueiro Marcio Alemão estão disputando a Copa desde o início. Juliano, Selmir e Michel Bastos também vêm participando com freqüência dos últimos jogos.

Ontem pela manhã, Julio comandou o último trabalho antes da final, no CT Alfredo Gotardi. À tarde os atletas foram dispensados e voltaram para à noite onde permaneceram concentrados.

Em branco

A Copa Sesquicentenário é a última esperança do Rubro-Negro de encerrar o ano com um título. Desde 1997, quando a equipe não obteve êxito nas competições das quais participou, 2003 vem sendo um ano de decepções para a torcida, com campanhas fracas desde o Paranaense (foi 6.º), Copa do Brasil (eliminado na 3.ª fase) e Brasileiro (encerrou na 12.ª colocação).

Mas se os números do ano não são animadores, pelo menos dentro da Sesqui, o Atlético tem um trunfo. Foram duas as partidas contra o Alviverde, e o Atlético empatou uma (1×1, em 05 de outubro) e alcançou uma vitória (2×0, em 09/11).

Pré-temporada em Guadalajara

Alexandre Rocha Loures e Luiz Fernando Cordeiro desembarcam nesta sexta-feira em Curitiba, de volta de um “tour” pelas terras astecas. No México, a dupla está á procura de um local para a realização da pré-temporada do Atlético. Mas, para escolher um local, eles estão sentindo dificuldade, pois a comissão técnica fez algumas exigências, como por exemplo um hotel que tenha uma boa sala de musculação, pelo menos dois bons campos de futebol para que os 30 jogadores que forem relacionados para a preparação possam trabalhar com espaço, além de outros pequenos detalhes.

Até agora, ninguém mandou notícias a respeito do local. Mas a escolha poderá ser o local onde a seleção brasileira iniciou a campanha vitoriosa do tricampeonato: Guadalajara. Além de ser a cidade com melhor estrutura, e por conseguinte, bons hotéis, ainda fica a 1.550 metros de altitude. A palavra final, no entanto, será dada pela comissão técnica, quando a dupla apresentar o relatório final de viagem. Um bom indício de que a viagem acontecerá, é que os jogadores que não possuíam passaporte, já foram “intimados” a providenciar o documento.

Vale ressaltar porém, que o plano B seria uma uma viagem para Balenário Camboriú, e a opção C ficaria por conta de Rio do Sul.

Rubro-Negro é “Top de Marketing”

O Atlético realmente não vai passar em branco 2003. Pelo menos fora de campo. Afinal, o publicitário Nelson Fanaya Filho receberá hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o segundo Top de Marketing da história do clube, resultado da campanha criada pela agência Duet Marketing “Clube Atlétido dos Paranaenses”, na qual o clube abre espaço no interior do Estado, para ganhar novos torcedores.

O resultado foi aferido pela pesquisa do instituto Datafolha, realizada em 2002, que mostrou ser o Atlético o clube paranaense com maior contingente de torcedores no interior do Estado: 53,84% dos ouvidos na pesquisa preferem o Atlético, enquanto o Coritiba aparece em segundo, com 30,76%. Na capital, o índice de torcedores do CAP é de 52,63%, enquanto o Alviverde soma 36,84%.

O diretor da Duet, Nelson Fanaya Filho, diz que o atual case foi desenvolvido com base na filosofia de trabalho que o clube vem colocando em prática há pelo menos oito anos. “Os resultados deste projeto mostram que o Atlético está no caminho certo”, afirmou o presidente do clube, Mário Celso Petraglia.

As escolinhas de futebol e a preparação de atletas e técnicos estrangeiros também contribuíram para o crescimento do clube paranaense. As escolinhas, segundo Fanaya, dão oportunidade a crianças e jovens de todo o Estado de iniciar a prática do futebol com orientação profissional. “Todas aplicam a mesma metodologia científica desenvolvida pelo Atlético e ao mesmo tempo disseminam o amor pelo clube”, explicou. Hoje são atendidas 1.600 crianças e a intenção é que o clube atinja, em 2004, 4.000 atletas, em várias sedes espalhadas pelo interior.

Com o apoio de profissionais especializados nas mais diversas áreas – psicólogos, nutricionistas e sociólogos, entre outros – jovens realizam treinamentos para que se tornem profissionais. “Já somos atualmente um celeiro de novos talentos”, pondera Petraglia.

A Arena da Baixada, ou Estádio Joaquim Américo, é considerado estádio modelo pelo Ministério dos Esportes. Numa outra frente, jogadores formados pelo clube são convocados para defender as seleções brasileiras das categorias de base, enquanto jovens da Coréia, Japão, Estados Unidos, Angola e Croácia utilizam o CT do Caju, que também já recebeu a seleção brasileira. “Queremos estar entre os cinco maiores clubes brasileiros”, promete o presidente.

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