Deixar o elenco atleticano tinindo fisicamente, pronto para aguentar e encarar as dificuldades das competições que vêm pela frente, principalmente as do 1.º semestre como Campeonato Estadual e Copa do Brasil. Esse é o objetivo a ser alcançado pelo preparador físico Riva Carli durante os próximos meses. Para tanto, ele e a comissão técnica já têm planificados treinamentos físicos e técnicos até o mês de abril. São essas atividades que darão a base para toda a temporada, que receberá reforço durante o período da realização da Copa do Mundo da África, quando o Furacão fará uma intertemporada e mais alguns amistosos.

continua após a publicidade

Durante a pré-temporada rubro-negra, o grupo de jogadores ficará confinado no CT do Caju até 30 de janeiro onde terá que suportar uma dura rotina. Até a próxima terça-feira (dia 12), os atletas passarão por três períodos de trabalho, com as atividades sendo iniciadas às 6h30 e sob as ordens do sempre exigente Riva. Serão atividades de campo (física) e musculação aliados aos trabalhos com bola, orientados pelo treinador Antônio Lopes.

Divisão

Depois desse período intensivo, acontecerá a grande novidade da preparação. Como o campeonato estadual começa para o Furacão já no dia 17(domingo), quando enfrenta o TCW, em Toledo, a comissão técnica dividirá o elenco em dois grupos. O grupo de jogo e o de treino.

continua após a publicidade

Nessa divisão ainda não estará definido quais jogadores deverão ser titulares e reservas, apesar de a escolha ser feita pelo Delegado. O fator condicionamento físico também não será preponderante nesta fase. “Serão grupos flexíveis já que teremos que trabalhar pensando nos jogos e também na preparação do atleta, já que esse período é muito importante para dar a base da preparação. Os dois grupos terão objetivos e treinamentos diferenciados”, explicou Riva. Para ele, a ocorrência de partidas do campeonato estadual durante o período da pré-temporada não será prejudicial para o desenvolvimento do condicionamento dos atletas porque também é necessário ambientá-los a movimentação de jogo. “Se não tivéssemos as partidas oficiais teríamos que programar amistosos. O ideal é essa alternância mesmo. Se o jogador fica apenas no físico, quando é colocado para jogar, o rendimento fica comprometido. Ele se sente mais cansado”, afirmou o preparador.

A divisão dos grupos se estenderá até o término da pré-temporada, dia 30 de janeiro. Somente após essa fase é que Antônio Lopes definirá quem serão os titulares. “A prioridade não é que o Atlético chegue nesses jogos iniciais e arrebente em termos físicos. Nossa preocupação neste momento é preparar o atleta”, concluiu Riva.

continua após a publicidade