A vitória por 2×0 sobre o Coritiba, no domingo (16), na Vila Capanema, fez com que o Atlético terminasse o ano com vantagem no Atletiba. Em cinco confrontos com o rival, o Furacão venceu três e perdeu dois. Além disso, conquistou o título estadual justamente em cima do Coxa.
Nos últimos anos o Rubro-Negro vem recuperando o desempenho nos clássicos. De 2013 pra cá, foram 16 partidas, com sete vitórias atleticanas, sete triunfos alviverdes e mais dois empates, sendo que em 2014 terminou com mais vitórias que o rival, enquanto 2015 não venceu nenhum jogo. Ou seja, um equilíbrio em quatro anos. Mas, comparando com os anos anteriores, os números estão crescendo.
Para se ter uma ideia, entre 2009 e 2012, o Atlético venceu apenas uma vez em 14 jogos. 1×0 pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. Na ocasião, mesmo com o triunfo, o Furacão acabou rebaixado, mas o Coxa, com a derrota, ficou fora da Libertadores do ano seguinte. Nos outros 13 confrontos, foram seis vitórias do Coritiba e sete empates.
Assim, o Rubro-Negro vai equilibrando o confronto contra o maior rival e alcançando números parecidos com o de um retrospecto recente. Entre 2004 e 2008, foram 15 duelos, com seis vitórias do Furacão, seis empates e apenas três vitórias do Verdão. Estatísticas que mostram que a fase boa sempre muda de lado de tempos em tempos.