Atlético e Corinthians têm proporcionado boa dose de emoção aos seus torcedores nesta temporada. Em 2009 já foram três jogos disputados em fases decisivas e em competições importantes nacionalmente (Copa do Brasil e Copa São Paulo de Juniores).
Assim, para o confronto de logo mais, às 16h10, na Arena, válido pelo Brasileirão, espera-se outra grande apresentação. O Furacão atua em casa, com o apoio de sua torcida e tenta acabar com a incômoda marca de ainda não ter vencido na Baixada neste Brasileirão.
São quatro jogos e apenas um empate (2 a 2 contra o Palmeiras). Já a equipe paulista vem desfalcada de seus principais atletas, preservados para a decisão da Copa do Brasil.
Mas os “reservas” do Corinthians, além de querer mostrar serviço para o treinador Mano Menezes, buscam a vitória para manter o time mais próximo dos líderes do campeonato.
A rivalidade entre os clubes em 2009 teve início ainda em janeiro, nas categorias de base.
Atlético e Corinthians fizeram belas campanhas na Copa São Paulo e chegaram à final. Na decisão o time paulista levou a melhor e venceu por 2 a 1.
No profissional, os dois clubes voltaram a bater de frente nas quartas-de-final da Copa do Brasil. E mais uma vez, o Corinthians saiu vencedor, porém com muita dificuldade.
No jogo de ida em Curitiba, o Furacão poderia ter sacramentado a classificação ao abrir 3 a 0 no placar. Porém vacilou nos minutos finais e deixou os corintianos marcarem dois gols, diminuindo a vantagem para um gol.
Em São Paulo, o Atlético foi derrotado por 2 a 0 e deu adeus a competição nacional. Na próxima quarta-feira o Timão faz o jogo final contra o Inter, em Porto Alegre, com a vantagem de ter vencido a partida ida por 2 a 0.
Somando os confrontos envolvendo as duas equipes em 2009, vantagem alvinegra. Em três jogos, duas vitórias para o time paulista. Além de hoje à tarde, o calendário ainda reserva mais um encontro entre as equipes neste ano. Será no próximo semestre, em São Paulo, válido pelo segundo turno do Brasileirão.
Na história há um equilíbrio. O Corinthians venceu 12 vezes, o Atlético dez e seis empates. Nos confrontos envolvendo rubro-negros e alvinegros, o clube visitante tem melhor aproveitamento que o mandante, um detalhe bastante curioso.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)